1 de abril de 2010

Ryan Larkin: Relembrando Uma Trajetória

Por: Kamui Lopez

2007_2_17RyanLarkin

Ultimamente ando meio sem tempo, cheio de coisas para fazer: trabalho, faculdade, monografia. Nesta busca incessante para melhor aproveitar meu tempo, quando revendo um dos meus textos antigo encontrei, um comentário – superficial - sobre Street Musique de Ryan Larkin; Meu comentário era superficial, pois não tinha tanto poder de análise e se resumia a gostei e não gostei.

Como acredito muito que, sempre que for possível, devemos completar ou melhorar algo que já fizemos e valeu à pena. Acho que falar sobre Larkin seja um desses casos!
Larkin foi um animador canadense, artista, escultor e discípulo de Norman McLaren (curta-metragista experimental e um dos grandes nomes da animação mundial) na National Film Board of Canada. Seu primeiro curta foi Syrinx (1965) - Conta a história de uma ninfa conhecida pela sua castidade, desejada pelo deus Pã – Concorreu ao Oscar com Walking (1969) e chegou ao auge em Street Musique (1972). Sua trajetória é cheia de provações, drogas e animações (a parte do Sexo e Rock’n Roll fica subtendido), deixou a NFBC e acabou por torna-se um mendigo nas ruas de Montreal. Ele morre em Saint-Hyacinthe, Quebec em 14 de fevereiro de 2007, por causa do câncer de pulmão que se espalhou para o cérebro. Muito da vida de Larkin virou um documentário animado, intitulado Ryan (2004) de Chris Landreth.

Conhecer o trabalho de Ryan Larkin é um tour sobre o mudo por trás das telas, uma vida cuja realidade se encontra com as histórias criadas ou “sugeridas” pelo próprio autor. As cores e as formas que marcam o trabalho de Larkin trazem um teor onírico e surrealista, com símbolos marcantes da época.

Glamour e decadência são amigos há anos, conhecidos íntimos dos astros de cinema, teatro, dos artistas em geral, mas que não desmerece o legado do artista. É papel do artista está sempre à frente do seu tempo, durante este caminho é comum alguns se perderem ou se distraírem com as “facilidades” encontradas. Quem quiser conhecer o trabalho e vida de Ryan Larkin pode conferir o curta de Chris Landreth.

Existe um artigo muito interessante sobre o documentário Ryan, O documentário animado “Ryan” e o psicorrealismo de Índia Mara Martins. Ótimo para estudantes e pesquisadores sobre animação e documentários.

ryanlarkinbw