Estúdio Escola de Animação entra em sua terceira edição ensinando diferentes técnicas para jovens de escolas públicas cariocas, que não precisam de formação prévia para frequentar as aulas. Única exigência é que jovens tenham “vontade de aprender”
A iniciativa, que está em sua terceira edição, pretende mostrar aos jovens que a animação é um promissor segmento do setor audiovisual, com mercado em expansão em todo o mundo e que pode ser uma real opção de trabalho. Para isso, o projeto aposta na formação.
Ensinar os jovens a lidar com diferentes técnicas, apresentar a eles novas tecnologias, ajuda-los a apurar o olhar para receber diferentes linguagens e orientá-los para que transformem ideias difusas em um curta metragem de animação são os desafios do curso - cujas aulas começaram em maio e seguem até outubro.
A edição 2014 do Estúdio Escola de Animação conta com 45 alunos (50% a mais do que o ano anterior) divididos em dois níveis (I e II) - todos selecionados a partir de apresentações do projeto feitas em escolas públicas de ensino médio.
As aulas dos alunos do nível I acontecem duas vezes por semana e as dos alunos do nível II acontecem aos sábados. Às sextas, o estúdio com os equipamentos fica aberto a experimentos, projetos pessoais, exercícios e treinos - sempre com a presença de um monitor para tirar dúvidas e orientar os alunos em suas atividades.