20 de setembro de 2015

História do Cinema de Animação – O Estúdio UPA - United Productions of America (17ª Parte)



Na última postagem conhecemos um pouco mais sobre o estúdio Fleisher, um dos principais concorrentes do estúdio Disney na era de ouro do cinema de animação. Com o sucesso dos filmes animados cada estúdio de animação instituiu áreas para seu departamento de animação, que ficaram responsáveis pela criação de importantes séries e personagens para história do cinema, que fugiam totalmente do estilo criado pelo estúdio Disney. Na Warner Brothers surgiu as séries Lonney Toons e Merry Melodies, na Universal o animador Walter Lantz criou diversos personagens marcantes, dentre eles o Pica-Pau, e William Hanna e Joseph Barbera impulsionaram a animação na MGM com a dupla: o gato Tom e o rato Jerry. Contudo, por mais que alguns dos artistas desses estúdios partiam do princípio artístico instaurado por Disney, eles exploravam isso numa abordagem diferenciada, uma comédia insana, de humor intenso. Foi com a criação do estúdio United Productions of America (UPA) na década de 1940 que o cinema de animação ganhou um estilo artístico inovador e revolucionário, utilizando a arte abstrata como linha de trabalho para seus filmes animados.
O principio do estúdio UPA
Em 1944, Dave Hilberman, Zachary Schwartz e Stephen Bosustow, três ex-funcionários da Disney que deixaram o estúdio durante a greve de 1941, juntaram esforços para produzir um curta-metragem político para Franklin Delano Roosevelt: Hell Bent for Election. E a partir dessa junção de artistas, que acreditavam que a animação era muito mais que uma imitação cuidadosamente realista da vida real, surgia a UPA (United Productions of America).
A distribuição pela Columbia Pictures
E o sucesso do estúdio UPA deslanchou ainda mais quando a Columbia Pictures se tornou a distribuidora de seus curtas-metragens animados. No primeiro instante, os animadores da UPA trabalharam com as histórias e personagens da própria Columbia e fizeram os curtas: Robin Hoodlum (1948) e The Magic Fluke (1949). Os filmes habilmente espetaculares se destacavam graças a sua comicidade bem planejada e a estilização do desenho, sendo inclusive indicados ao Oscar. A partir dessa proeza, a Columbia permitiu o estúdio UPA criar seus próprios personagens.
A distinção de Mister Magoo 
O estúdio UPA seguia suas próprias regras evitando os animais antropomórficos, tão presente na Disney, e a comédia repleta de pequenas violências dos outros estúdios. Investia ainda na criação de filmes animados tendo personagens humanos como a atração principal. E em 1949, no curta-metragem Ragtime Bear, estreava Mister Magoo, que se tornou um famoso personagem da UPA e uma espécie de símbolo para uma nova geração, além do Mickey Mouse. O personagem era um adulto e seus traços psicológicos e físicos estavam longe de ser o típico queridinho de Hollywood. Quincy Magoo, um velho, baixo e careca, era um resmungão cabeça-dura, mas a sua simpatia residia principalmente na sua ingenuidade e na miopia incurável.
O premiado Gerald McBoing
A ascensão do estúdio UPA para a fama e o sucesso da sua nova linguagem estilística, veio em 1951 com o curta e também vencedor do Oscar: Gerald McBoing Boing. O curta-metragem mostrava uma criança que era incapaz de falar, mas emitia ruídos e efeitos sonoros. Gerald McBoing Boing se destacava também pela qualidade artística e principalmente por conquistar o espectador com um filme argucioso, sem a necessidade de ser uma comedia insana ou violenta.
Curta-metragem baseado num conto de Edgar Allan Poe
O estúdio UPA também foi responsável por outros grandes sucessos tais como: Rooty do Toot do Toot (1951) e The Tell-Tale Heart (1954) que apresentavam impressionantes desenhos sofisticados, totalmente diferenciados dos demais estúdios de animação. Por isso, o chamado "estilo UPA" acabou influenciando mudanças significativas nos outros principais estúdios de animação, incluindo Warner Bros., MGM, e até mesmo Disney, inaugurando uma nova era de experimentação na animação.
A revolução e inovação de estilos da UPA
Mesmo com toda essa inovação e estilo, o estúdio UPA perdeu toda a sua criatividade artística e qualidade dos filmes quando começou com sua produção para TV. Contudo, sua imprescindível contribuição para o cinema de animação marcou a história, principalmente com os seus principais representantes Mister Magoo e Gerald McBoing Boing, simpáticos personagens que fugiam da violência e dos animais falantes tão presentes nos demais estúdios.