9 de junho de 2010

Pato Donald Completa 76 Anos

Em 9 de Junho de 1934, Estreava nos Cinemas o Curta "The Wise Little Hen" (Conhecido no Brasil como "A Galinha Sábia").

O curta fazia parte da série Sinfonias Ingênuas (Silly Sinfonies) de Walt Disney e tem como ponto marcante a primeira aparição de uma das mais carismáticas personagens Disney: O Pato Donald.


Após sua primeira aparição, Donald participou como coadjuvante em vários curtas Disney ao lado de Mickey Mouse e Pateta como por exemplo no curta "Moose Hunters" de 1937), ano que passou também a ser personagem principal com o curta Don Donald.




De lá pra cá foram importantes papéis que marcaram grandes momentos na história da Animação como intensa participação nos curtas dos chamados Esforços de Guerra: "Der Fuehrers Face e The Spirit of 1943" são 2 ótimos exemplos.


Sem falar na estratégia de aproximação dos Estados Unidos com a América Latina onde Disney foi uma das personalidades que trabalhou intensamente. Com isso Donald contracenou com o Mexicano Panchito e o Brasileiro Zé Carioca nas produções "Alô Amigos" e "Você Já foi a Bahia". Um dos momentos mais marcantes dessas produções foi o belíssimo curta "Aquarela do Brasil".


Com essa pequena retrospectiva, o Animação S.A. deseja vida longa ao pato mais estressado e de voz mais engraçada do mundo da animação. No twitter, vários fãs estão postando outros ótimos curtas e você pode seguir através da Tag #DonaldDuckDay.