4 de abril de 2011

Resenha: Lenda dos Guardiões

Essa animação, lançada ano passado, me intrigou mais pelo visual das aves super realista( penas soltas, orgânicas, maravilhosa técnica em 3D) do que propriamente pela história em si. Sempre que eu ia começar a assistir dava aquela preguiça.
Pensava "deve ser daquelas animações ultra bem feitas tecnicamente mas com um porre de história. O filhote de coruja que imagina ser seu grande herói das histórias que seu avô lhe contava e seus pais diziam ser apenas imaginação do vovô; não é um enredo assim atraente a primeira vista. O trailer deixava transparecer apenas o caráter técnico da animação: uma super produção de animação 3D com detalhes de fazer babar. Mas a história, humm..."
Um belo dia resolvi encarar o filme, pelo menos para apreciar a técnica. Caí do Porco, como diria um amigo meu. Além de ser realmente muito bem feito, o roteiro é um Senhor dos Anéis Animal. Exageros a parte, realmente é uma história Épicaque provoca emoções genuínas. O Bem e o Mau se enfrentam e fatalmente alguns caem pelo caminho. Muito bonito, muito bem feito, nada entediante. Mesmo sendo dirigido ao público infantil não tem nada de tolo ou ingênuo, como a primeira impressão possa sugerir.
Os personagens da Árvore do Guardião realmente me remeteram ao mundo de Lórien, mas quantos dos filmes de fantasia não fazem o mesmo? No fundo, em minha opinião, quem inventou o “Mundo da Fantasia” cinematográfica e literariamente como conhecemos hoje foi Tolkien. O resto lhe prestou homenagens criando histórias a partir de seu universo de Elfos, Hobits e todo o resto.