26 de setembro de 2016

Estúdio de "Festa da Salsicha" é Acusado de Não Pagar e de Não Creditar Animadores

Apesar do sucesso comercial do longa "Festa da Salsicha", animação idealizada por Seth Rogen e dirigida por Conrad Verson e Greg Tiernan, por trás das cortinas tudo aconteceu da pior forma possível.

Tudo começou a ser exporto depois de uma entrevista que o blog Cartoon Brew fez com os dois diretores do filme, imediatamente dezenas de animadores comentaram anonimamente vários absurdos que rolaram durante a produção.

No inicio da produção o estúdio, chamado Nitrogen Studios que fica situado em Vancouver, não pagava ninguém que fazia hora extra, os artistas que se negavam a ficar até mais tarde eram demitidos na hora. Isso só mudou depois que os animadores se juntaram e fizeram uma reclamação diretamente com a Annapuma Picture, a produtora responsável pela animação. Porem mais de 30 artistas saíram antes do início do pagamento da hora extra, e acabaram nem sendo creditados.


Com a ajuda de uma leitora conseguimos alguns depoimentos de artistas que trabalharam na produção da animação. Eles só aceitaram falar anonimamente. Segue abaixo o primeiro depoimento:

"Eu fui chamado para trabalhar quase no final da produção, assim como muitos dos estudantes pré-formados. Quando chegamos lá eles tentaram esconder a todo custo os absurdos que fizeram com aqueles haviam saído. Foi por isso que contrataram estudantes para finalizar o filme, eles maltrataram, obrigaram a fazer hora extra e pagaram valores baixos aos artistas experientes até chegar ao ponto que eles se demitiram e tiveram que chamar a gente para finalizar a produção.

Merdas como está tem acontecido em todas as produções do Canadá. Um amigo meu de classe está trabalhando já há cinco meses sem receber sequer um dólar. É uma situação horrível para nós porque se você reclamar você é demitido e na hora eles colocam outra pessoa no seu lugar, muitos dessas pessoas são estudantes ansiosos em trabalhar em uma produção e não fazem ideia na onde estão se metendo.

E sem falar das "listas negras". Claro que não é algo "real", na indústria sabemos que os artistas precisam pular de um contrato para o outro e se o seu chefe falar bem de você é muito fácil de te contratarem. Mas se você fizer algo que eles não gostarem, eles conseguem facilmente dificultar que você consiga um emprego em outros lugares."

Alguns artistas também enviaram seus depoimentos em uma reportagem feita pela Variety onde contam que a Nitrogen Studios não possuía um setor de RH. Para reclamar de algo a única pessoa que eles conseguiam falar era com a Nicole Stine, que era a mulher do Greg Tiernan, diretor do filme.

Nos Estados Unidos os artistas possuem o Animation Guild, que os ajudam nesses casos. Mas no Canadá, assim como boa parte do mundo, eles ainda não são organizados. "Muita gente tem evita de falar de problemas como este, existe um grande medo de entrar na "lista negra". Infelizmente as coisas vão continuar assim até que as pessoas se unem". - disse a Jennifer Moreau. da Unifor Local 2000, associação que representa trabalhadores de outras áreas em Vancouver.

Para completar o assunto abaixo segue o segundo depoimento que conseguimos.

"Eu não tinha nenhuma ideia do que estava acontecendo antes de entrar e ouvir de alguns artistas que ficaram ali até o final. Muita coisa estranha aconteceu. Não creditar os artistas pelo trabalho que fizeram? Eles sabem muito bem que ter nossos nomes nos créditos, provando que trabalhamos na produção, é o que faz a gente conseguir o próximo contrato. 

A gente não consegue os arquivos que trabalhamos, eles não pertencem a gente. A única coisa que temos são os créditos. E por isso que as grandes empresas não te processam por colocar pequenos pedaços de seus filmes em seu portfólio.

E sobre as horas extras não pagas? Acredito que todo mundo consegue se relacionar a perceber o quanto isso é uma merda. Canadá precisa, rapidamente, de um sindicato. Isso só chamou a atenção porque é um filme de Hollywood, animadores canadenses tem sofrido com merdas como está já faz um bom tempo.

Claro que a Nitrogem Studios negou todas essas acusações. "Essas alegações não possuem mérito. Nossa produção seguiu todas as leis de horas extras e regulamentos. Assim como as obrigações contratuais com os nossos artistas." - disse Nicole Stinn, executiva do estúdio, para o L.A. Times.

"Festa da Salsicha" estreia em breve nos cinemas do Brasil, mas vale lembrar que já já ela também estará na "locadora do Paulo Coelho" ;)