30 de outubro de 2016

Governo Brasileiro Começa a Dispensar os Softwares Livres

Logo do Linux Educacional, usado por mais de 70 mil alunos
Já conversamos muito aqui no Animação S.A. sobre a importância do avanço dos Softwares Livres (Linux, Blender, OpenToonz...) mas infelizmente o governo brasileiro no próximo dia 11 de Novembro deve começar a adquirir diversas soluções de Microsoft.

Ainda não se sabe o quanto o Governo de Temer pretende gastar com os softwares proprietários, sabemos agora apenas que devem ser adotados programas como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access.

Esses programas no momento apenas seriam usados internamente em instituições do governo, porém existe grandes chances desse projeto também se estender as escolas públicas de todo o país, aumentando drasticamente o custo em uma época de crise.

Desde do inicio da adoção do programa pró softwares livres, que aconteceu em 2003, o governo já teria economizado cerca de R$ 500 milhões, segundo dados de 2010. "São recursos que deixaram de ser gastos em compra de licenças de softwares proprietários" - disse o assessor da diretoria do Instituto de Tecnologia da Informação da Casa Civil da Presidência da República (do Governo Lula).

Ficaremos de olho...