4 de agosto de 2021

Blendermada

 Com o crescimento exponencial do Blender, sempre surge no mercado algum add-on que resolve algum tipo de problema. Com a vinda do renderizador Eevee e a evolução do Cycles e a capacidade de se trabalhar com materiais pbr nativamente, a criação de materiais evoluiu muito e com isto o processo acaba por ser longo. Uma solução bem imediata é usar o blendermada

Muito mais que um site de materiais e texturas, a equipe do Blendermada, desenvolveu um plugin para que o material pbr seja incorporado ao arquivo de produção já com todos os mapas aplicados, facilitando e muito o processo. 

Para instala-lo basta clicar no botão add-on e baixar a versão Development version.


Ira ser baixado um arquivo .py, que é um script na linguagem Python. Depois que abrir o Blender, vá o meno Edit/Preferences. na aba Add-ons, clique no botão Install.

Selecione o arquivo blendermada.py e clique no botão Install Add-on


Selecione o plugin.

Uma vez instalado, o Blendermada só funciona do Cycles, então na haba de Render Proprieties troque a render engine por Cycles.



Agora na haba Material Proprieties o Blendermada Client aparece, pra carregar os materiais clique no botão Update.



Agora é só selecionar a categoria e o material e apertar o botão Import.


Agora o processo de aplicação de materiais ficou bem mais simples!

Até a próxima pessoal!

23 de julho de 2021

Human Generator V2

 Em postagens anteriores eu falei de um sistema de criação de malha bípede chamada MB-Lab, caso não tenha lido, a postagem está neste link

Nesta, falarei de um outro sistema de criação de malha bípede o Human Generator V2


Sendo um plugin para o Blender, o Human Generation é uma ferramenta completa para criação de qualquer tipo de personagem bípede.

Todo tipo de plugins que rode em cima do Blender deve ser um Software Livre, com este plugin não é diferente, licenciado pela GPL,  General Public License, garante que o usuário terá total direito sobre o utilização dele.


Diferente do MB-Lab, este Software Livre é pago, que é um belo exemplo do que sempre falo, que a liberdade está no código e não no preço. 

Além de ser capaz de fazer infinitas variações humanas, Human Generator também vem com uma variedade de conteúdo extra.

Expressões de 1 clique

Essas expressões podem ser aplicadas aos seus humanos com apenas um clique. Depois de adicioná-los, você também pode alterar sua intensidade e combinar vários para personalizá-los ainda mais. Desde o V2, você também pode optar por adicionar um equipamento facial para ter ainda mais controle!




Penteados

Esses sistemas de cabelo de partículas Blender nativos são totalmente personalizáveis ​​e foram feitos para se adequar a homens e mulheres. Aqui você os vê em um modelo masculino, abaixo você pode vê-los em um modelo feminino.











Roupas

As roupas do Human Generator são totalmente personalizáveis. Você pode alterar a cor de cada zona da roupa de acordo com sua preferência e adicionar padrões de cores por cima (veja os padrões abaixo).









Biblioteca de poses

Você pode, é claro, posar com os humanos, mesmo com um equipamento Rigify, mas a biblioteca de poses lhe dá uma vantagem inicial com uma variedade de poses predefinidas. 




A grande vantagem é que sendo um plugin pro Blender, não se passa pelo processo de exportação e importação, pode-se desenvolver o personagem e os demais processos do projeto dentro da mesma ferramenta.






Agora você já conhece mais uma ferramenta de criação de personagem!

Até a próxima pessoal!

21 de julho de 2021

Space Jam - o Legado é Uma homenagem da Warner ao audiovisual

Atenção: Contém Spoilers

Quando a Warner lançou o primeiro teaser de Space Jam - um novo legado eu cheguei a levantar suspeitas sobre a nova produção. E fiz coro, junto com muitos outros, que dificilmente seria uma boa história quando comparado ao seu predecessor, onde tínhamos um fato real da vida de Michael Jordan misturado a uma situação lunática com Pernalonga e companhia. (para saber mais sobre isso clique aqui)

E aparentemente a crítica aponta este como um dos pontos negativos da atual aventura de Lebron James e os Looney Tunes, reduzindo a produção a mais um filme mais enlatado e que poderia ter sua ideia melhor elaborada. 

Mas a verdade é que, na minha humilde opinião, a crítica não entendeu a proposta do novo Space Jam (como aliás ironicamente a própria Warner várias vezes já fez com várias de suas próprias produções).

Não se trata apenas de um reboot regado com fanservice da melhor qualidade. É algo que fala mais. É uma homenagem ao próprio legado histórico da Warner Bros em todos os seus seguimentos, com uma forma que usa e abusa da metalinguagem. 

Al-G Rhythm e Dom

A história vai trabalhar a relação de Lebron com seu filho Dom (nome fictício para o filho do atleta) , suas expectativas e vivências  enquanto paralelamente uma inteligência artificial está planejando caminhos de sucesso para os Estúdios Warner. Diante da recusa da ideia de Lebron em participar da proposta de sua ideia, o "vilão" Al-G Rhythm (Inteligência Artificial interpretada por Don Cheadle) resolve sequestrar seu filho e levar ambos aos servidores da Warner, desafiando LeBron a uma partida de basquete. Daí em diante, o astro da NBA tem 24 horas pra recrutar o melhor time possível para esta batalha contra os personagens que foram desenvolvidos pelo seu próprio filho. E a jornada começa junto com o próprio Pernalonga que está vivendo sozinho no mundo dos Looney Tunes ja que Al-G dispersou os demais personagens pelo "Warnerverso".

Neste ponto o filme apresenta, em ambas as situações, o já tão conhecido conflito de gerações. Lebron gosta de basquete enquanto Dom quer ser Game Designer; Al-G Rhythm quer dominar a produção audiovisual com sua visão que critica uma Warner velha e ultrapassada, com pouca criatividade.

E é aqui que todas as referências que aparecem vão muito além de um simples fan service. Quando Space Jam fala de "um novo legado" ele nos convida a rever o legado deixado pela própria Warner. Não são simplesmente os sucessos da WB que aparecem, mas sim seus marcos históricos. Por isso as referências fortes a filmes e séries dos mais antigos como Casablanca, Laranja Mecânica, Star Trek, King Kong até o recente Game Of Thrones sem deixar de falar de outras produções não tão antigas quanto o Máscara,  Matrix, o próprio Space Jam anterior e muitos outros.

E no mundo da animação, as homenagens também foram os marcos históricos que hoje estão sob a tutela da Warner. Além dos próprios Looney Tunes, temos o Gigante de Ferro, o Universo Hannah Barbera e a DC animada por Bruce Tim. Não foram escolhas feitas a esmo. São referências históricas que carregam todo um legado da WB para o Cinema e a TV.

Ainda destaco da importância de, em pleno 2021, termos um trabalho primoroso de animação tradicional feito para a grande tela, e que traz, mais uma vez, a discussão do conflito geracional e tecnológico (ou você não pegou que foi essa a mensagem de "Isso significa guerra" quando Alg trasforma os Looney Tunes em 3D?). Space Jam demonstra como é possível juntar a animação tradicional com as novas tecnologias e representações digitais deixando claro que esta não é uma arte esquecida e que deve ser mais valorizada (Aliás, vocês notaram como a animação tradicional salvou a atuação do Lebron?). 

E é esse o ponto que, ao meu ver, Space Jam apresenta como um "Novo Legado". Não é um filme só pra nova geração (porque não faria sentido ter Laranja Mecânica e Casablanca como referências) também não é algo só para os mais velhos saudosos do old school. (tem Game Of Thrones, tem IT, tem especiais fantásticos). Não é só o mundo digital e não é só o mundo analógico. É o equilibrio. É um filme que ajuda a estabelecer um diálogo. Tanto o é que, este editor aqui, com seus 40 anos não só curtiu como fez questão de ver o filme acompanhado de uma menininha de 5 e que também adorou o filme.

Para os demais críticos, eu não sei. Para este ensaísta, professor e animador, o filme fez muito bem seu papel.  Obrigado Warner. E que venham outras boas idéias. (Sendo elas humanas ou não.)

Veja mais: A História dos Looney Tunes

Cinesystem+ S01E34 - Isso é Tudo Pessoal


Lançado no início este ano, o programa Cinesystem + é uma parceria da Maraq produções e a rede de Cinemas Cinesystem e apresentado por este editor que vos escreve.

A proposta do programa é trazer notícias do mundo pop, incluindo, é claro, animação. E sempre que o assunto for aquele que faz parte do escopo principal deste blog vamos trazer a edição aqui.

A edição 34 desta temporada conta a história dos Looney Tunes, turminha que está em voga devido ao lançamento de Space Jam - O Legado nos Cinemas.

Assiste aí e da aquela força com o seu like e compartilha

1 de julho de 2020

Mão na massa com SculptGL

Sempre que falamos em software de escultura digital, falamos de aplicações pesadas e offline.

E se tivéssemos a oportunidade de ter um software deste online e muito mais leve?

Se além disto tudo ele fosse Open Source?

Bem eu digo que isto existe, o nome dele é SculptGL.


Open Source com a licença MIT, este software baseado em Java é uma ótima ferramenta que importa/exporta para formatos sgl, obj, ply e stl.

Com uma interface minimalista, sua curva de aprendizado é bem rápida.

Outra coisa que impressiona é como ele trabalha uma quantidade muito grande de polígonos sem que com isto perca performance.


Não havendo tradução para o Português, a opção mais direta seria o Inglês. Mas é suportado por uma gama de idiomas.


Já possui uma pequena coleção de matcaps, mas pode-se usar o de sua preferencia, basta subir um arquivo png ou jpg.



Pode-se importar imagens para referência. Imagens de Background e HDRI.


Para facilitar ainda mais, segue abaixo uma lista das principais teclas de atalho:


  • 0 – 9 : Ferramentas de modelagem
  • E : ajuste de profundidade
  • R : ajuste de rotação
  • N : alterar o eixo de rotação
  • Shift : ajustes suaves (manter tecla pressionada)
  • Delete : deletar objeto
  • Ctrl + Z : desfazer
  • Ctrl + Y : refazer
  • Setas / wasd : movimentar a câmera em modo FPS
  • T, L, F : ajustar o ângulo da câmera (topo, esquerda, frente)
  • Alt + Mouse: movimentar objeto livremente
  • Numpad +/- : aumentar/diminuir raio do pincel
  • X : ajuste do raio com mouse


Bem, espero que tenham gostado de mais uma opção de modelagem para o seu arcenal.

Até a próxima pessoal!

17 de abril de 2020

Humanizando com MB-Lab

Sabemos que o processo tradicional de modelagem, demanda muito tempo para ser feito e aprendido. Desde a década de 80 com Poser, criado pela extinta Meta Creation, esta etapa vem sendo transpassadas em algumas produções.

 No mundo livre nós temos uma solução muito boa que é o Make Human, que inclusive demonstrei num vídeo como integrá-lo com Blender trazendo todos os controles de animação, está neste link.


Embora o Make Human seja uma solução satisfatória, ainda existe o processo de exportação e importação. Isto sempre foi um fator problemático, não importando o software.

Não seria legal se pudéssemos ter um software de criação de personagns dentro Blender? Em algum pouco tempo tempo atrás, nós tínhamos. O nome do software era Manuel Bastioni Lab, que era instalado no Blender como um plugin. Mas infelizmente este projeto foi descontinuado.

Mas não fiquem tristes, existe uma luz no fim do túnel! Manuel Bastioni Lab, recebeu um fork, ou seja uma continuidade com outra equipe e foi rebatizado de MB-Lab.


Totalmente compatível com Blender 2.8.

Tanto a instalação quanto ao processo de criação dos personagens continuam os mesmos já utilizados no Manuel Bastioni Lab, mas como algumas melhorias.

  • Texturização processual, além de mapas de imagem. Fornece suporte para Cycles e EEVEE.
  • Adicione ativos de roupas e cabelos polígonos aos caracteres do MB-Lab. O ajuste de proxy permite a transferência de pesos para os ativos. Novo Hair Engine adiciona Particle Hair!
  • Centenas de parâmetros de transformação. O algoritmo de lógica difusa para interpolação permite misturar os parâmetros em tempo real.
  • Juntamente com uma biblioteca de expressões faciais, é fornecido um equipamento personalizado para ajudar a animar rostos.

Então, se você usa o Blender e precisa criar um personagem em tempo hábil, este software é pra você.

Até a próxima pessoal!