17 de julho de 2015

Conheça a Carta de Rejeição que a Disney Enviava as Mulheres Que Queriam Ser Animadoras


Hoje as mulheres ocupam vários cargos importantes em estúdios de animação mas nem sempre foi assim.

No final da década de 1930 Mary V. Ford tentou entrar para a equipe de animadores da Disney mas acabou recebendo uma carta de resposta onde o estúdio dizia que limitava o cargo apenas para "jovens homens".

"O único trabalho aberto às mulheres consiste em fazer o contorno com tinta dos personagens em folhas de papel e no preenchimento dos traços no verso." - disse o estúdio em sua carta de resposta.
Kevin Burg postou em sua conta no Flickr uma foto da carta encontrada por sua família. Ele se diz neto de Mary e afirma que a correspondência “é um marco para percebermos como as coisas mudaram desde então”.

“Querida Senhorita Ford

Sua carta foi recebida em nosso Departamento de Arte-Final e Coloração para resposta.
Mulheres não fazem nenhum trabalho criativo relacionado à preparação dos desenhos, já que o trabalho é realizado inteiramente por jovens homens. Por essa razão, garotas não são consideradas para a escola de treinamento.

O único trabalho aberto às mulheres consiste em fazer o contorno com tinta dos personagens em folhas de papel e no preenchimento dos traços no verso, conforme instruções.

Para se candidatar às funções de arte-finalista e colorista é necessário comparecer ao estúdio, munida de caneta, tinta e trabalhos feitos em aquarela. Não é aconselhável vir a Hollywood com essa intenção específica em mente, já que são realmente pouquíssimas as vagas disponíveis em comparação ao número de mulheres que se candidatam.

Walt Disney Productions, Ltda.”

O estúdio começou a mudar o modo de tratar as mulheres durante a Segunda Guerra Mundial onde a maioria dos "jovens homens" estavam se alistando no exército.

Porém foi apenas em "Frozen" que a Disney teve a sua primeira animação dirigida por uma mulher, Jennifer Lee.