2 de julho de 2015

"O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon" Chega em Curitiba

Depois de passar por cidades como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo agora é a vez da cidade de Curitiba receber a incrível mostra de animações "O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon"!
A animação japonesa internacionalmente conhecida como anime (termo que no Japão é usado para designar qualquer animação, independente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria, em especial a partir da produção massiva das séries para a televisão. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon.
Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega a Curitiba após passar por Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e Brasília. Na cidade a programação vai de 15 a 22 de julho de 2015. O diretor é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como “Meu Vizinho Totoro” (1988), o ganhador do Oscar “A Viagem de Chihiro” (2001), “O Castelo Animado" (2004) e o recente “Vidas ao Vento”, lançado este ano no Brasil e anunciado como sua despedida do cinema. 
O trabalho inovador (e inspirador) de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico “Akira” (1988) e Satoshi Kon com os impactantes “Paprika” (2006) e “Atriz Milenar” (2001). Esse viés autoral da cinematografia de animação nipônica será o grande destaque desta mostra que oferece ao público a oportunidade de imergir nas obras encantadoras desses gênios da animação.
Confirme sua presença e confira todos os detalhes na página oficial do evento.