Nas últimas semanas apreciamos um
pouco do desenvolvimento do cinema de animação comercial, inclusive conhecemoso estúdio United Productions of America (UPA), que apresentou um estilo
artístico inovador e revolucionário. Indo em direção totalmente oposta a essa produção
comercial, no Canadá, teremos o National Film Board que vai desenvolver um
cinema de animação voltado principalmente para a pesquisa e a experimentação. Um
dos principais representantes dessa vertente será o artista e cientista Norman
McLaren.
National Film Board of Canada
A partir de 1939, o National Film
Board desenvolve uma produção de filmes animados com ênfase em técnicas
artesanais. Com a ajuda financeira que recebiam do Canadá, os animadores do
estúdio trabalhavam com liberdade. E um dos intuitos principais do National
Film Board era desenvolver um cinema de investigação sobre a técnica, não se
preocupando com a rentabilidade dos filmes produzidos. Claro que a ajuda que
recebiam do Estado Canadense permitia a promoção ou a própria propaganda de
elementos ditados pelo governo. Pois, estes acreditavam que a animação era uma
das eficazes formas de repassar uma mensagem governamental.
Norman McLaren (1914 - 1987)
Norman McLaren é considerado um
dos principais artistas do National Film Board, pois quando entrou para a
organização na década de 1940 o departamento de animação ganhou destaque e
distinção por seus trabalhos experimentais. McLaren foi argumentista, desenhista
e animador, responsável por integrar um universo visual e sonoro capaz de
produzir de forma independente e principalmente partindo contra a animação
comercial, extremamente abundante nos anos 1940.
Boogie-Doodle (1941)
Norman McLaren estudou na Escócia
e a partir de 1930 iniciou suas experimentações estéticas explorando técnicas alternativas
de animação. McLaren desenvolvia um trabalho artístico focado principalmente na
essência do movimento. “Animação não é a arte do desenho que se move; ao invés
disso, é a arte do movimento que é desenhado. O que acontece entre cada frame é
mais importante do que acontece em cada frame.” – Uma das mais conhecidas
citações de McLaren demonstra bem sua fascinação com o movimento, e como este
elemento é a essência do cinema de animação.
Blinkity Blank (1955)
McLaren pesquisou e trabalhou com
diferentes técnicas de animação conhecidas e contribuiu com grandes inovações
artísticas para o cinema de animação. Ele foi responsável pelo desenvolvimento
de diversas técnicas como o método direto de pintar sobre a película. O método
direto consistia em desenhar diretamente na película cinematográfica de 35mm,
essa técnica impossibilitava a criação de cenas complexas, mas explorava a
simplicidade visual e expressiva obtendo resultados incríveis e com uma
continuidade sem igual.
Mosaic (1965)
McLaren também se preocupou com a
sonoridade e a sincronização de som e imagens trabalhando de forma poética. Com
isso criou a animação sintética do som que consistia em desenhar a música e os efeitos
sonoros diretamente na banda óptica do filme que permitia a criação original de
trilhas sonoras em perfeita sincronia com o movimento e as características
visuais.
A guerra entre vizinhos de Neighbours (1952)
O cineasta Norman McLaren sempre
foi visto como modelo de ativismo político de esquerda. E com sua obra mais
consagrada e vencedora de um Oscar, Neighbours (1952), McLaren demostra bem sua
empatia contra as lutas, já que o próprio filme é uma alegoria contra as
guerras, o combate presente na narrativa do curta-metragem demostra bem a
estupidez humana de qualquer conflito. O filme premiado Neighbours foi feito
utilizando a técnica de Pixillation, que consiste em uma animação de
stop-motion na qual a ilusão do movimento é criada por meio do registro, quadro
a quadro, da manipulação de pessoas. O objetivo do filme era encontrar uma
forma de harmonia audiovisual para dar conta da harmonia (utópica) do mundo.
The Bead Game (1977) de Ishu Patel
Norman McLaren deixou como legado
59 filmes de animação. O renomado artista
é lembrado na história do cinema
de animação pelas suas contribuições revolucionárias, e o National Film Board é
notado pela contribuição na busca de um cinema de animação voltado para a
pesquisa e experimentação.