17 de julho de 2017

Diário Animado - Anima Mundi 2017 - II


Segundo dia de maratona do festival mais animado da América Latina. Mais um dia inteirinho no ODEON no Rio de Janeiro.

Surpresa - Sessão Curtas 7
Deste segundo dia, me surpreendi com a forma gentil que assuntos graves foram tratados de forma bem leve. Um deles foi o curta Supresa (Curtas 7) que é feito em cima de uma gravação real entre uma mãe e sua filha com câncer. O depoimento da menina ia sendo animado a medida que o curta vai evoluindo. Apesar do assunto parecer pesado, a narrativa acontece de forma leve, agradável e muito bonita, tornando esse um dos curtas mais significativos pra mim deste festival.

Outros dois curtas passaram em sessões infantis diferentes e trataram um assunto histórico muito grave de forma bem leve. são os curtas Chika, o Cachorro no Gueto (Infantil 5) e o "quase longa metragem" Férias Muito Muito Grandes (Infantil 7) que trataram da segunda guerra mundial, do nazismo e da perseguição aos Judeus. 
Chika, o Cachorro no Gueto - Sessão Infantil 5
O primeiro é um curta em Stop Motion que fala da relação entre o cachorro Chika e seu dono, um menino Judeus de cinco anos que é ajudado a crescer no Gueto de uma cidade polonesa em plena segunda guerra. A narrativa trata os medos do menino de forma muito delicada, focando mais nos medos e receios do pequeno. 

Férias Muito Muito Grandes - Sessão Infantil 7
No segundo, um filme de 50 minutos o espírito é mais de aventura. Um grupo de crianças vai passar as férias na Normandia no Verão de 39 e acabam ficando lá por mais de cinco anos devido a invasão na França pelo exército alemão. Juntas as crianças formam um grupo que ajuda a resistëncia do vilarejo contra os soldados alemães. O Filme tem técnica mista de 2D com 3D apresentados de forma bem equilibrada que mal dá pra distinguir as técnicas no filme. O Design das personagens tem um traço retrô, num estilo que lembra muito o do quadrinista belga Hergé, criador do Tintin. Apesar de grande, o filme agrada o público e ainda deixa um gosto de "Quero mais" no final. Fica o recado pra diretoria do Festival que queremos ver a continuação ;).

Escapada Espacial - Sessão Infantil 6
Por falar em estilo retrô, três dos curtas brasileiros que vi hoje pegaram muito bem esse espírito. Dois deles remetendo aos games da era dos 8 bits dos anos oitenta e noventa. É o caso de Escapada Espacial (Infantil 6) e A Vocação (Infantil 7). O primeiro fazendo uma referência aos jogos do Estilo Plataforma e o segundo fazendo referências às famosas classes de personagens de jogos de estilo RPG e Estratégia.

O terceiro filme brasileiro que remeteu ao retrô foi o documentário animado Sob o véu da Vida Oceânica (Curtas 5) que fala da vida de um pequeno ser aquático e seu tempo de duração de 6 minutos. O curta tem um timing divertídissimo, animado em 2D com uma clássica referência a animação moderna da década de 50 lembrando o estilo da UPA com personagens mais geometrizados e simplificados.
Sob o véu da vida oceânica - Sessão Curtas  5

Essa influência dos anos 50 da animação 2D da UPA ainda é notada no divertidíssimo Bullet Time (Curtas 7), um faroeste que conta a história entre duas balas em meio a um duelo entre dois Cowboys.

E fechando essa relação de curtas mais divertidos, me impressionei com Our Wonderful Nature - The Common Chameleon (Curtas 8) e não foi pelo 3D bem modelado, do cenário realista ou do roteiro engraçado. Mas por ser um excelente exemplo de como muitas vezes menos pode ser mais. O curta tem apenas uma cena com uma única tomada de câmera com 3 ações distintas. Mesmo não mudando ângulo o filme de 3 minutos diverte e agradou todo o público que assistia a sessão no Odeon.

Bullet Time - Sessão Curtas 7

Our Wonderful Nature - The Common Chameleon - Sessão Curtas 8
Continuo destacando o equilíbrio das sessões do festival. Todas com excelente qualidade. Afinal de contas são 25 de Anima Mundi. Experiência no assunto eles tem e muita. Até mais!