19 de julho de 2017

Diário Animado - Anima Mundi 2017 - Dia III

No terceiro dia de maratona de curtas metragens, muitas boas surpresas me apareceram.
Brinquedo Novo - Sessão Infantil 1
Foi o caso do curta brasileiro Brinquedo Novo (sessão infantil 1) que representa a visão de um bebê aos poucos perdendo o interesse no seu brinquedo novo. O curta é bem legal e trata o assunto do descarte de forma muito simpática e inteligente.

Caminho de Água para um Peixe - Sessão Infantil 3
Ainda nessa vibe sustentável um outro curta que empolgou principalmente na trilha sonora foi Caminho de Água para um Peixe (Curtas Infantis 3) que conta as aventuras de um garotinho numa vila que tenta salvar um peixe de morrer fora da água. A Direção de arte do curta é primorosa nessa co-produção entre Espanha e Colômbia.

Outro destaque da sessão Infantil 3 é o excelente Sr. Noite tira um dia de folga. A história do Sr noite brincando de escurecer várias coisas, animais e lugares durante o dia. O curta brinca 2D, ação ao Vivo e Stop Motion de objetos e considerei um dos melhores que assisti no festival.
Sr. Noite Tira um dia de Folga - Infantil 3

Falando em Stop Motion. Negative Space (Sessão Curtas 1) tem uma excelente história sobre um jovem rapaz e a relação que estabeleceu com seu pai através do hábito de arrumar as malas. A animação em stop motion super flúida dá um toque especial a este curta Francês.

Negative Space - Sessão Curtas 1
Meli-Metro - Sessão Curtas 11
A França está bem destacada nessa Anima Mundi. muitos dos curtas citados são de lá, assim como Meli-Metro (Sessão Curtas 11). Curta que, como pai de uma menina de um ano e meio, me senti completamente identificado. A história é algo bem corriqueiro e comum. Um pai com sua filha fazendo manha no metrô acaba se tornando o assunto de todos os palpiteiros e entendidos na vida alheia. Todos os perfis estão lá - A pedagoga, o incomodado, a mãe de três filhos, o doutor em psicologia soltando citações... tudo para dizer ao pai como ele deveria conduzir aquela situação com a filha. Pais certamente vão dar uma ótima nota no juri popular.

Mr. Madila - Sessão Curtas 9
O Reino Unido também mandou bem em curtas como o documentário animado (fake) Mr. Madila (Sessão curtas 9) que é uma entrevista do animador com um guru, gênio, faz tudo engraçadissimo. Não saia da sala até o final pois até a leitura dos créditos vai fazer rir bastante.

E a coreia do Sul ficou bem representada também no curta The Wrestler (Sessão curtas 9). Talvez não seja um curta que impressione pela história e nem agrade o público como um todo. Porém a animação e a expressividade dos personagens nessa cena de luta é fantástica com referências a ilustração e pintura coreanos trazendo claramente um destaque do referido país aos outros produtores de animação orientais.

The Wrestler - Sessão Curtas 9
Por último queria destacar o curta chileno Here´s the plan (curtas 10) que trata de uma forma muito delicada o assunto da dicotomia da vida de casados com as conquistas e carreiras individuais. É um curta que faz pensar muito numa sociedade onde a palavra "eu" acaba falando muito mais alto do que "nós" e como essa postura acaba nos isolando e deixando-nos abandonar a nós mesmos. Também entrou no Hall dos meus curtas favoritos desse festival.

Here´s The Plan - Sessão Curtas 10
E assim encerro a rodada entre as sessões competitivas do festival. Um Recorde meu de assistir 18 sessões em 3 dias, (6 horas dentro de uma sala de cinema por dia). Quando você vai se acostumando a frequentar o festival, dias assim se tornam comuns. Mas não acaba aí. Ainda temos papos animados, anima fórum e muitas coisas que vão rolar nos outros dias de anima. Você pode aproveitar e pegar essas dicas já que até domingo essas sessões vão se repetir pelo menos uma vez.

E vamos que vamos!