30 de maio de 2015

Anima Mundi na Cidade das Artes: Pontos Fortes e Pontos Fracos

Ontem postamos aqui no Animação S.A. que um dos maiores festivais de animação do mundo, o Anima Mundi terá a sua 23ª edição realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Algumas pessoas gostaram outras odiaram. Nesta postagem vamos colocar alguns pontos fracos e os pontos positivos dessa mudança.
Até 2012 o Anima Mundi no Rio de Janeiro acontecia no CCBB, no centro da cidade. Em 2013 ele se mudou para a Fundição Progresso, na Lapa, que foi uma grande evolução para o festival que pôde aumentar o seu público com a nova casa. A estrutura era melhor, a localização era melhor, foi uma grande evolução! Agora em 2015 o festival ganhará uma nova casa: a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.
Para quem mora no Rio sabe o quanto é difícil chegar na Barra. Claramente o maior ponto fraco da nova casa do festival é sua localização. Apesar das sessões dos curtas, também serão exibidas em outros lugares da cidade o coração do festival com suas oficinas, fóruns e palestras ficará inviável para muita gente que trabalha ou estuda fora da Barra durante a semana.
A Cidade das Artes, para quem não conhece, foi construída para abrigar um complexo cultural. Sua construção se iniciou em 2004 mas apenas em 2012 a obra foi concluída. Cercada de polêmias politicas a obra acabou custando R$ 500 milhões, quase cinco vezes mais do que o previsto. A arquitetura do projeto foi de responsabilidade do francês Christian de Portzamparc, também responsável pelo Cité de La Musique de Paris. Hoje a obra acabou se tornando uma grande despesa para a cidade.

O complexo da Cidade das Artes possui uma estrutura invejável. A área do terreno possui aproximadamente 90 mil metros quadrados, 3 salas de cinema, 13 salas de aula, 13 salas de ensaio, restaurante, cafeteria, 750 vagas de estacionamento e uma Grande Sala com capacidade de 1.250 lugares (foto abaixo).
Ainda não temos a informação de como o Anima Mundi irá usufruir do complexo, mas não faltará espaço para as sessões de curtas, palestras, fóruns e as famosas oficinas.
O maior ponto forte da edição de 2015 será a Grande Sala, onde provavelmente irá acontecer as atrações principais como a Abertura, a Premiação e as Palestras. Com certeza será a melhor sala da história do festival. Antigamente as atrações principais aconteciam em céu aberto, depois passou a acontecer dentro de espaço coberto por uma lona de circo e por último aconteceu na Fundição Progresso com seus inúmeros morcegos que voavam durante as sessões.
Para aqueles que não terão condições de viajar até a Barra da Tijuca o Anima Mundi 2015 no Rio de Janeiro também terá sessões no novo Odeon na Cinelândia, no Auditório do BNDES na Carioca, no Espaço Oi Futuro e no Ponto Cine no Guadalupe Shopping. Para quem trabalha durante a semana o festival também acontecerá no sábado e domingo (dias 11 e 12 de Julho), então não haverá desculpas para não aproveitar o festival! \o/
A programação do festival deve ser divulgada em breve assim como a localização da edição em São Paulo. Fiquem ligados no Animação S.A. para saberem de todos os detalhes!