15 de maio de 2015

Existe uma Mensagem Escondida em "Viagem de Chihiro"?


Todos que já assistiram os filmes do Hayao Miyazaki conhecem a beleza dos cenários, do clima e dos personagens. Falando mais especificamente da animação "A Viajem de Chihiro", será que existe uma mensagem escondida que foi interpretada errada pelo Ocidente?

O usuário Brammesz do famoso site de memes 9Gag sugere que existe uma mensagem escondida que foi mal interpretada no filme "A Viajem de Chihiro".

A teoria começa pela escrita da porta de entrada da Casa de Banhos que em japonês é: "" (água quente). No Período Edo na história do Japão (1603 até 1868) as casas de banho eram basicamente bordeis. E o mais interessante é que neste período a mulher que era dona dessas "casas de banho" eram chamadas de Yubaba. Na animação, lembra quem tem este mesmo nome?


Um outro fator que deixa essa teoria mais interessante é que na vida real todas as prostitutas que começavam a trabalhar nos bordeis eram obrigadas a assinar um contrato onde elas tinham seus nomes mudados. Assim como na animação.

Com estas pistas Brammesz deduziu que o ser Sem-Face que aparece no filme queria comprar a virgindade de Chihiro, por isso ele oferecia a ela tanto dinheiro. Supostamente Miyazaki confirmou essa teoria em uma entrevista aonde ele disse; "Acredito que a melhor forma de simbolizar o mundo moderno é pela indústria do sexo.". Porém não achamos a fonte desse entrevista, e não podemos dar certeza se o diretor falou mesmo isso.

E você, acredita nessa teoria? :)