31 de maio de 2015

História do Cinema de Animação – O Gato Felix (11ª Parte)

Nas últimas postagens relatamos um pouco do processo de industrialização do cinema de animação e algumas das invenções que contribuíram para essa conquista, colocando o cinema de animação no mesmo patamar de reconhecimento que o cinema de ação ao vivo. Nesse momento, surge as séries de personagens que, ao mesmo tempo, atendem à demanda da produção em massa e, principalmente, ajudam o público na compreensão das narrativas animadas. É o momento da identificação do público com os personagens animados.

O Gato Felix criado por Otto Messmer
As séries de personagens foram a saída perfeita para o processo de industrialização do cinema de animação, tanto em termos financeiros quanto na economia de trabalho e tempo. Contudo, essa intervenção industrial vai modificar drasticamente a fabricação dos filmes e na caracterização dos personagens.  Lucena (2001) afirma que é neste momento que vemos a prática que se institucionalizou como marca registrada dos desenhos animados: cenários únicos, a repetição de poses, expressões e movimentos utilizados repetidamente em diversos episódios das séries animadas. Por esse motivo o cinema de animação recebeu diversas críticas devido a essas práticas que, de certa forma, limitavam a ilusão do movimento.

"Feline Follies" - Primeiro Episódio do Gato Felix (1919)

Foi nesse período que um personagem de grande importância e popularidade para o cinema de animação surgiu: O Gato Felix. O animal antropomórfico foi o primeiro personagem duradouro e consistente dos desenhos animados. As histórias do felino eram cômicas e recheadas de piadas ilustrativas, além de manter a essência das primeiras produções animadas com traços simples, sem perspectiva e abusando do contraste do preto e branco para seu preenchimento.

April Maze (1930)

O Gato Felix, criação de Otto Messmer para o estúdio de Pat Sullivan, estreou em 1919, e teve sucesso imediato. Felix era um personagem dotado de uma personalidade humana forte e metafórica, muitas vezes comparado a um personagem de Charles Chaplin. Otto Messmer constituiu um personagem cativante e com uma grande presença de palco provinda do teatro. Com sua atuação, encarnava diversos enfoques da personalidade humana, conquistando o público e a admiração de críticos e artistas.


Alice Comedies de Walt Disney (1923)

O sucesso de Felix estruturava-se sobre piadas visuais, externas ao próprio movimento aparente. Felix também ganhou vários imitadores, na tentativa de aproveitar o triunfo e o destaque do personagem de Otto Messmer. Inclusive o próprio Walt Disney, com o personagem gato Julius da sua primeira série Alice Comedies.

O Gato Felix (Série de TV em 1958)

O gato Felix reinou durante quase toda a década de 1920. Seu criador não acreditava que o cinema falado iria deslanchar, e para ele o gato Felix era definitivamente um personagem do cinema mudo. Então, as possibilidades trazidas pelo som sincronizado para o cinema de animação tornaram as gags visuais de Felix ultrapassadas. Até produziram episódios sonoros para o bichano em 1930, mas não deu muito certo.  Somente, em 1953 que o felino passou a ser exibido na TV, ganhando outros traços e personagens.

As Novas Aventuras do Gato Felix (1995)

O gato Felix foi um importante personagem do cinema de animação que resgatou elementos básicos das primeiras animações, elevou o antropomorfismo a outro patamar e constituiu um personagem distinto e admirado. Otto Messmer soube aproveitar as inovações propostas pela industrialização sem perder a qualidade artística da animação e a descaraterização do seu personagem. E principalmente explorando toda a capacidade surrealista que o cinema de animação possibilita.

Felix The Cat

E para os saudosistas e fãs desse esplêndido personagem, em 2014, a DreamWorks Animation, adquiriu os direitos do personagem com intuito de resgatar seu sucesso de outras eras. Será que teremos a oportunidade de revê-lo nas telas de cinema?