19 de abril de 2015

História do Cinema de Animação – O Nascimento da Animação (6ª Parte)

O Rei Leão (1994)
Nas últimas postagens vimos como o desejo do homem em dar movimento a suas obras estáticas possibilitou o desenvolvimento de invenções que permitiram captar o modo de representar a vida no final dos anos 1800. E com a própria evolução da câmera cinematográfica e do desenvolvimento do rolo de filmes para projetar suas imagens em movimento, uma nova forma de arte nasceu: animação.  

As primeiras exibições, após o “nascimento” do cinema, eram somente filmes de curtas duração e sem maiores pretensões artística, apenas como possibilidades de registrar cenas cotidianas ou relações familiares. Contudo, mesmo essa capacidade de captar o cotidiano, não deixava de fascinar as plateias e envolvê-las, causando espanto e admiração com a fotografia em movimento. 


Mas pouco tempo depois, o cinema descobre uma forma de “trapacear” suas produções fílmicas, que até então eram vistas como projeções da realidade.  Otrickfilm eram uma forma de manipular o tempo, utilizando de efeitos visuais, mais especificamente a técnica/efeito conhecida como substituição por parada de ação (ou stop action), que consistia na interrupção do funcionamento da câmera durante a captação de imagens de filmes live action sem modificação do enquadramento ou posicionamento da câmera. Com essa técnica era possível alterar os elementos presentes na cena criando a ilusão mágica do desaparecimento ou aparecimento de objetos.

The Magician (1898), trickfilm de George Méliès

O mágico e cineasta George Méliès é considerado o pioneiro nos trickfilm também popularmente conhecido como os filmes de efeitosA ideia de aplicar um truque cinematográfico aconteceu devido a pequeno acidente com a câmera e com a própria genialidade e percepção do artista. George Méliès afirma que um bloqueio na câmera rudimentar utilizada em suas primeiras filmagens, produziu um efeito inesperado. Em certo dia em que filmava na place de L'Opéra, quando a película se prendeu na câmera, o artista precisou de apenas um minuto para desprender a película da câmera e continuar a filmagem. Durante aquele minuto as pessoas, os ônibus, os carros, tinham mudado de lugar.  Ao projetar o filme ele viu subitamente um ônibus se transformando em um carro fúnebre e homens transfigurados em mulheres.

Viagem a Lua (1902) de George Méliès

Os trickfilms atribuíram ao cinema a possibilidade de criar ilusões em suas projeções. E como próprio Daniel Pinna (2006) os trickfilms proporcionaram ao cinema "a característica de arte ilusionista, de representar o fantástico e realizar o impossível, que ele possui até hoje". Além do que, os trickfilms foram os primeiros contornos e experimentações para o progresso do cinema de animação.
  
Humorous Phases of Funny Faces

O primeiro filme animado da história do cinema Humorous Phases of Funny Faces, foi do artista plástico James Stuart Blackton, realizado em 1906, mais de uma década depois do surgimento do cinema. Para a produção do Humorous Phases of Funny FacesBlackton utilizou ilustrações desenhadas com giz sobre um quadro negro. O pequeno filme utiliza-se de momentos de ação ao vivo (quando a mão do artista ilustra as imagens) e a técnica de animação quadro a quadro  (quando as imagens se movimentam sozinhas).  Para conceber todo o exaustivo processo da criação dessa animação, foram utilizados recortes de papelão para facilitar no movimento animado nos membros dos personagens. 

The Enchanted Drawing

Antes do filme que se tornou referência histórica, Blackton também fez sucesso com “The Enchanted Drawing de 1990, filme em que ele aperfeiçoou a técnica de substituição por parada de ação, descoberta por George MélièsA técnica de substituição por parada de ação é a percursora da técnica de filmagem quadro a quadro (fotografia frame a frame), que foi utilizada em Humorous Phases of Funny Faces. Portanto, foi com o aprimoramento da técnica utilizada neste singelo filme, que surgiu a animação tridimensional, ou também conhecida como animação por Stopmotion. 


Fotograma da primeira animação da história
Com Humorous Phases of Funny Faces, James Stuart Blackton concebeu o primeiro filme com sequências animadas da história, mesmo que por poucos instantes. O filme de apenas três minutos de duração, apresentou uma animação verdadeira que intrigou todo o publico e que acabou sendo referencial para vários artistas e para a história do cinema de animação.