5 de abril de 2015

"O que que há velhinho?" A História de Tex Avery (Parte 1/2)

Em uma época dominada pelos contos de fadas, por animaizinhos peludos e fofos de Walt Disney surgiu um dos mais influentes diretores de animação da história: Frederick Bean Avery ou Tex Avery, como era conhecido entre seus amigos.

Nascido no estado do Texas, que foi onde surgiu seu apelido ("Tex"), foi um dos animadores mais importantes da Era de Ouro da Animação de Hollywood. Criador de personagens icônicos como o Pernalonga, Patolino e o Drooby.

Enquanto Disney criava suas animações baseadas na vida real, usando atores de verdade para copiar seus movimentos Tex Avery extrapolava todas as leis da física e do bom senso, tendo vários desenhos banidos por conter mensagens racistas.

Episódio "All This And Rabbit Stew" banido em 1941.

Tex Avery trabalhando na Walter Lantz Productions.
Mas voltando para o inicio de sua sua carreira, onde Tex iniciou como animador na Walter Lantz Productions, estúdio que produzia animações para a Universal Studios Cartoons (concorrente da Disney na época), onde trabalhou no inicio da década de 1930, na maior parte animando o personagem Coelho Osvaldo, concorrente do Mickey na época.

Durante os anos que trabalhou na Walter Lantz ele acabou sofrendo um acidente e perdeu a visão de seu olho esquerdo. Alguns dizem que sua falta de percepção de profundidade lhe deu um olhar único para suar animações.

Durante os primeiros anos de trabalho Tex Avery chamava cada vez mais atenção com o seu estilo de animação, único na época. Na década de 1940 Pernalonga, Patolino e o Gaguinho já eram celebridades nacionais.

Com o inicio da Segunda Guerra Mundial Tex dirigiu o seu primeiro curta pela MGM, a animação chamada "Blitz Wolf", uma paródia da história dos Três Porquinhos aonde o lobo ganhou o nome de "Adolf Wolf". O curta chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Curta Animado e hoje raramente é exibido na televisão americana. 


Na próxima parte de nosso artigo sobre a história de Tex Avery iremos contar sua trajetória e saída da MGM. Falaremos também sobre seus os últimos projetos e de seu legado.