16 de julho de 2017

Diário Animado - Anima Mundi 2017 - I


Mais uma jornada animada que agora completa 25 anos. E depois de tantos anos talvez eu pense em mudar um pouco a forma de redigir esse diário. Ao invés de falar sessão a sessão e seus destaques vou diretamente naqueles curtas que me surpreenderam e se destacaram neste meu primeiro dia de Festival. Fiquem tranquilos que será acompanhado da sessão onde ele está.

Estou com fome de criança - Sessão infantil 4
Confesso que corri para chegar no festival e deixei de almoçar. Por isso estava com fome na primeira sessão. Tão faminto quanto o pequeno Jacaré do curta "Estou com fome de Criança" (Infantil 4) e o fato da animação ter sido produzida com desenhos feitos com sementes e comida só aumentou o apetite.Mas a fome deu um tempo quando suspirava pra ver a qualidade do trabalho do pessoal da UFMG com o curta "Diário de areia" (Infantil 4), uma aventura incrível de uma Guardiã dos sonhos que quer proteger sua irmã dos terríveis pesadelos. A qualidade da direção de arte é impressionante e deu um gosto de "quero mais". Espero que se torne uma série.

Toine - Sessão Infantil 2
E no meio de tantas pérolas também assisti "Toine" (Infantil 4). Uma história de um fazendeiro que tem problemas para administrar sua fazenda por estar com o pé quebrado. A simplicidade do traço e a forma dos personagens geometrizados com poucos elementos de cena são um destaque dessa produção. Simplicidade essa que  também se encontra no curta Aport (Infantil 2). um curta realmente curta que mostra a diversão de pequenos cachorros com uma bola. 

Mas dos filmes infantis do dia, quem me conquistou foi o filme "Dois Bondes" (Infantil 2) que junta Animação 2D com Stop Motion e que também se destaca na concepção dos dois protagonistas. A Forma como eles aparecem bidimensionalizados num espaço tridimensional. Um show de concept art e direção de arte.
Dois Bondes - Sessão Infantil 2
Les Deimoselles d'Ovalie - Sessão Curtas 4

Terminadas as sessões infantis fomos para os filmes pro público um pouco mais velho e aí assisti um excelente curta que junta duas coisas que adoro: Animação 2D e Rugby. Trata-se do curta francês Les Deimoselles d'Ovalie (Curtas 4). Além de tudo o curta é do francês Laurent Kircher, velho conhecido do festival e dos fãs de animação em trabalhos como O Mágico e As Biciletas de Belleville. Os personagens caricatos muito marcantes alinhados a uma animação primorosa e um timing pro humor sensacional (marca registrada deste francês) colocam o curta como um dos favoritos do festival. E no final da sessão é impossível não rir com o curta Brasileiro Macaco Albino:Pimenta (Curtas 4)que conta as desventuras de um fã da iguaria picante.

Revolting Rhymes - Sessão Curtas 6
Nessa maratona animada que foi hoje uma suspeita felizmente não se confirmou. Entre tantos curtas, um filme de meia hora. Quando aparece um filme assim a gente até se prepara que pode vir aqueles curtas arrastaaaaados, cansativos mas que nada! Revolting Rhymes (Curtas 6) é uma excelente história! Uma releitura dos clássicos contos de fada mas misturando todos eles e com uma pegada bem mais adulta. De repente a meia hora passou e eu achei que tinham sido só 5 minutos.

Última Chamada - Sessão Curtas 2
Quando eu achava que depois de tantos filmes ia me cansar veio uma das sessões mais simpáticas do festival (ainda falta mas arrisco dizer que a Curtas 2 deve ser a que mais vai agradar o público em geral). Temos na sessão o Argentino Juan Pablo Zaramella com uma compilação de episódios de "El hombre mas chiquito del mundo" com as dificuldades no dia a dia de um homem com menos de 10 centimetros de altura e o maravilhoso "Ültima Chamada" da portuguesa Sara Barbas que dá aquele tempero especial sobre encontros, desencontros nos nossos relacionamentos. Com um bom roteiro e excelente design das personagens com impressionane apelo, a animação com baixo framerate (poucos quadros por segundo) veio coroar a produção dando um ritmo muito agradável.

Scrambled - Sessão curtas 3
Falando em apelo. Alguém ja imaginou um cubo mágico conquistar o público por sua graça e simpatia? Pois bem... o curta "Scrambled" (Curtas 3) fez isso com maestria e não vou contar mais a respeito disso pra não estragar. Assim como o sensacional final do curta Chickens que dá uma nova leitura sobre o termo "deixaram um bode na sala"(no caso é um elefante mas tudo bem). Aliás... a sessão curtas 3, a última da noite tem uma temática bem feminina.

E esse então foi o primeiro dia com curtas muito bons. As sessões do festival estão bem equilibradas e muito, muito boas. Vale a pena conferir!