30 de setembro de 2019

Um Dragão entre nós!


Você animador 2D e quer migrar para o Software Livre, mas não se adaptou com a interface do Synfig, achou o Open Toonz muito confuso e acha que Crease Pencil do Blender ainda não está maduro suficiente. Você também quadrinista, que procura uma solução para desenvolver quadrinhos interativos. Sua solução talvez seja o Dragon Bones!



Um fato curioso, que este Software Livre é um dos poucos existentes que tem apenas versões para Windows e Mac. Mas quem, assim como eu, é super fã do GNU/Linux, basta instalá-lo via Wine. 



Para animação temos os seguintes recursos:

Sistema de esqueleto 
Vincular osso para imagem. Facilmente deixe seu personagem ter ações mais vívidas e animações mais suaves.

Clipe de filme
Use o clipe de filme para criar um anúncio de animação e marcar uma página da web. Suporte a interpolação de movimento e sequência de quadros
Linha do tempo
Use a linha do tempo para ajustar o quadro-chave de cada elemento, velocidade, interpolação de movimento, para criar animações.
Malha e FFD
As malhas permitem especificar um polígono dentro da sua imagem. Isso melhora a taxa de preenchimento. O FFD permite que as malhas se estendam, esmaguem, dobrem e saltem.
Editor de Curvas
Use a curva para ajustar a aceleração do movimento para tornar sua animação mais vívida.
Onion Skin
O uso da onion skin permite ver alguns quadros antes e depois do quadro atual, para ajustar convenientemente os detalhes da animação com mais precisão.
Nested Animation Symbol
Animation symbol pode ser aninhado para criar um animation symbol mais complexo.
Importar
Importe imagens PS com camadas, dados do DragonBones do DragonBonesPro e FlashPro, outros dados de animação como Spine e Cocos.
Embalagem e Exportação
Empacote imagens em um atlas de textura, o que resulta em renderizações mais eficientes nos seus jogos. Exporte dados do DragonBones e Egret MovieClip com o formato de dados JSON.

Para quadrinhos interativos:

Efeito dinâmico rico
Construa vários efeitos de movimento.
Quadrinhos de página única
Crie movimento em quadrinhos e publique facilmente.
Baseado em HTML5. Assista em todos os lugares.
O que você vê é o que você recebe
Visualizar a qualquer momento no editor. O que você vê é o que você recebe.

Para quem gostou, no próprio site do projeto, existe uma indicação de tutoriais.

No Youtube eu indico os tutoriais do Oficina de Games, totalmente em Português.

Pra quem gosta de conteúdo em inglês, tem também no Youtube os tutoriais do Maksim Petrik.

Bem, acredito que com isto você tenha o mínimo necessário para começar a desfrutar mais esta excelente ferramenta Livre!

Até a próxima pessoal!