23 de setembro de 2019

Conheça o Relatório da industria Íbero-Americana de Animação


Quem somos nós? Quantos somos? Em que lugares e com quem podemos co-produzir projetos de animação? Essas três perguntas acerca do universo da animação nas américas e na península ibérica poderão ser respondidas através do relatório Ibero-American Animation Quirino White Paper lançado no início desse mês no Festival Pixelatl 2019 do México.

O Resultado é impressionante: 867 produtoras, 262 escolas centros de treinamento, 92 eventos e 26 associações nos 23 países pesquisados (Andorra, Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Espanha, Uruguai e Venezuela). 

O levantamento aponta que no Brasil temos 2 associações, 27 escolas ou centros de treinamento, 14 eventos e 127 (!) produtoras de animação.

Desses 127 estúdios, 32,2% se dedicam exclusivamente a produção de séries de animação enquanto que 12,2% se dedicam apenas a produção publicitária e 43,5% se dedicam a diversos formatos. Uma análise impressionante quando comparados a vizinhos como Argentina que, com 147 estúdios, tem 6,2% destes se dedicando exclusivamente a produção de séries ou o Chile que tem 54 produtoras de animação com 12,5% se dedicando ao mesmo formato.



E na técnica de animação, 55,9% das produtoras trabalham apenas com animação 2D, 8,5% trabalham apenas com animação 3D e 25,4% trabalham com as duas técnicas. Stop Motion ficou com 0,8% e Ténicas mistas 9,3%.

O Relatório também tem algumas reflexões interessantes como a questão das mulheres na animação e sua luta por um espaço neste mercado , os aspectos legais nas questões de co-produções íbero-americanas e Estudos de caso (com direito aos cases de Porto Papel e O Menino e o Mundo)

Anunciado em Abril desde ano durante os Prêmios Quirino de Animação e tendo tido uma prévia lançada durante o festival de Annecy na França, o relatório, recém finalizado pretende acompanhar o crescimento da indústria da animação nos países analisados ja tendo previsto uma atualização no próximo ano com áreas de atuação e média de público.

Você pode fazer o Download de todo o material clicando aqui no link para o site oficial dos Prêmios Quirino