25 de dezembro de 2009

Curta Especial de Natal: "Rozhdestvo"


A Pilot Animation é uma das poucas coisas que resistiram ao colapso da URSS. Para quem não sabe trata-se do primeiro estúdio não-estatal do país.


Conhecidos por sua técnica excepcional e pelo bom humor, os russos da Pilot angariaram inúmeros prêmios e até indicação ao Oscar já em seus primeiros anos de vida. E muitos de seus nomes se tornaram famosos no mundo da animação.

Mikhail Adalshin é um deles. O Russo tem como princípio produzir animações simples e baratas. É o caso de "The Hunter" onde ele usa apenas uma folha de papel. Em 2003 Mikhail Adalshin levou o prêmio do Juri popular e profissional pelo curta "Bukashki", sobre insetos que vivem em uma cozinha. Um de seus trabalhos mais populares foi a série Mike, Lou e Og para a Cartoon Network

E para comemorar o dia de hoje, o Animação S.A. apresenta um curta que tem tudo a ver com Mikhail Adalshin e o Natal. Rozhdestvo foi uma das mais poéticas e bem humoradas maneiras de contar a história do nascimento de Cristo. Segundo o animador, o curta foi baseado numa cena da Sagrada Familia onde Jesus brincava com José e Maria.

Tal pintura fez Adalshin imaginar o episódio como um acontecimento comum, do dia a dia. E apresenta um casal preocupado com o nascimento do pequenino e um anjo bem atrapalhado chamando todos a prestigiarem o nascimento que vai acontecer.




Um Feliz Natal a todos!