29 de novembro de 2010

"Ziriguidum" de Gabriel Prezoto

Aproveitando o assunto mais falado no momento, a Guerra no Rio de Janeiro, lembrei de uma maravilhosa animação que se encaixa perfeitamente nesse "tema". Trata-se de "Ziriguidum", criado pelo animador Gabriel Prezoto. A animação foi selecionada para passar em diversos festivais pelo Brasil, incluindo o Anima Mundi de 2006, o curta é de 2005.

Baseado nas artes do quadrinista Marcatti, a animação conta a história de uma mulata tipicamente brasileira que dança em meio ao fogo cruzado em seu barraco. E mesmo com o intenso tiroteio, ela não para de dançar.

Mesmo que este curta tenha sido feito a 6 anos atrás, ele continua sendo atual. Mas espero que um dia que de atual, nesta animação, só tenhamos o samba. Que a paz no Rio chegue logo!

Para saber um pouco mais sobre a animação, vocês também podem ler a matéria que o Telio Navega, do blog Gibizada, fez na época de quando o curta foi lançado, clicando aqui. Vocês, também, podem ouvir um PodCast que o Marcelo Ortiz fez com o animador, é só clicar aqui