6 de fevereiro de 2011

CURTA DA SEMANA: Jo Jo In The Stars

O ano começou e o Animação S.A. está a todo vapor, mas sempre acho que dá para voltar no tempo. E como dizem que recordar é viver, acabei revirando meus arquivos e encontrei algumas animações e é sobre uma dessas que irei comentar hoje: Jo Jo in The Stars.
Para aqueles que conhecem, ou não, trata-se de um premiado curta-metragem inglês de 2003 com 12 minutos de duração. Produzido por Sue Goffe e dirigido porMarc Craste, traz um enredo envolvendo três protagonistas: a trapezista Jo Jo, Madame Pica e um herói anônimo. A animação é baseada na música “The Carny” de Nick Cave e os Bad Seeds e retrata um mundo sombrio, onde os sentimentos são levados ao extremo, tanto o amor quanto o ciúme.
Mergulhar em Jo Jo in the Stars é se deparar com uma estética que lembra um pouco os filmes Noir, onde a relação com as sombras, os vultos e o próprio tom preto querem dizer algo e mexe com os limites da sanidade e racionalidade. Outro aspecto importante é o diálogo com outra linguagem artística, no caso o circo, onde também é apresentado ao público o fascínio que esta arte representava na Europa propondo ao espectador um clima entre o glamour e a decadência.
Jo Jo In The Stars não é apenas indicado para os fãs de animação, mas também para os amantes de videoclipe, já que a relação entre as imagens e a música é bastante explícita. Então fica a dica para todos e continue por aqui.