2 de setembro de 2011

Sailor Moon S: Entrevista com Márcio Silveira da CD & DVD Factory

Há um tempo atrás fizemos um post sobre o lançamento em DVD da série Sailor Moon S no Brasil. A data de lançamento foi adiada e então ficamos em dúvida se realmente a série sairia. Após a divulgação da capa oficial do primeiro volume, resolvemos fazer uma entrevista com os responsáveis para tirar algumas dúvidas. E parece que tem coisa boa vindo aí.... Dêem uma checada na capa oficial abaixo e na entrevista que fizemos com Márcio Silveira da CD & DVD Factory

Animação S.A.: Por que Sailor Moon em vez de outra série?
Márcio: Por ser uma série que há muito tempo era aguardada pelos fãs no Brasil e com um grande clamor pelo seu retorno. Ser uma propriedade de um estúdio de grandes sucessos, a Toei Animation, ter uma empresa no Brasil para trabalhar a propriedade que é a Angelotti Licensing e o plano de relançamento mundial da série contribuiu para obtermos os direitos que estava há anos inegociável.

Animação S.A.: Sobre o número de episódios no DVD, você nos disse que serão 3 em cada DVD por questão de contrato, porém quem definiu este número foi a Toei Animation?
Márcio: Quando você faz a aquisição dos direitos de uma série que está em destaque no mundo, como é o caso de Sailor Moon, e que também existem grandes planos para a mesma no Brasil, é uma negociação que envolve várias questões e informações que por cláusulas contratuais temos que manter sigilo sobre determinadas informações. O que posso lhe assegurar é que a maioria das séries da Toei Animation que estão em destaque no país tem este formato e ficou decidido ser este o formato. 

Animação S.A.: Vemos este padrão em outras séries lançadas em DVD, porém não acha uma má escolha levando em consideração que cada episódio tem apenas meia hora de duração e infelizmente no Brasil é comum fazerem isso e interromperem a distribuição antes de completar as coleções, o que deixa os fãs bem decepcionados. Eu por exemplo não compro por duas razões: A primeira por questão de investir em algo que não tenho certeza se irá até o final e a segunda por serem séries de normalmente 26 episódios o que resulta em uma grande quantidade de DVDs o que poderia ser reduzido com mais episódios por DVD e passaria mais confiança ao consumidor de que conseguiria completar sua coleção(além do mais ocuparia menos espaços).
Márcio: Em primeiro lugar, gostaria que revisse sua opinião sobre comprar os dvds. Somos umaempresa jovem que está apostando alto no mercado.Recentemente fizemos outras grandes aquisições na área musical, estamos fazendo algo, que tenho certeza, será um divisor de águas em lançamentos de animes no país. Um lançamento que você convida fãs a participarem ativamente de sua realização abre um canal de comunicação com eles, ouve suas queixas e suas sugestões e dentro do que lhe é possível atende estas sugestões e queixas, merece um voto de confiança. Como disse, anteriormente, tenho informações sobre planos e estratégias para a série que me permite trabalhar neste formato.

Animação S.A.:  Vimos pela capa que de extras só terá a abertura e encerramento brasileiros. Nos próximos DVDs terá algo mais especial como entrevistas com a autora ou outras coisas, por exemplo?
Márcio: Tivemos alguns percalços neste início e também a tragédia que abateu sobre o Japão retardou um pouco este nosso primeiro trabalho. Além disso, fizemos uma remasterização das fitas para que os fãs possam ter um material com maior qualidade. Estamos já pensando nos próximos extras, mas é totalmente descartada uma entrevista com a autora.

Animação S.A.: Há previsão de um box especial como normalmente já fazem com outras séries?
Márcio: Por enquanto não.

Animação S.A.: A pergunta que todos querem saber: Qual a data de lançamento?
Márcio: A Toei Animation gentilmente nos pediu para dar esta notícia em primeira mão, através de seu escritório em Los Angeles, para a imprensa mundial. Mas te asseguro que será no mês de setembro.

Animação S.A.: Será uma distribuição nacional a qual poderemos encontrar em qualquer loja?
Márcio: Sim será uma distribuição nacional. 

Animação S.A.: Visto que esta é a primeira série de animação japonesa que adquirem, já tem previsão de outras que tenham o interesse de distribuir?
Márcio: Em primeiro lugar pretendo lançar toda a série Sailor Moon, mas há o interesse em outros animes.
Ontem em Los Angeles, em uma ação inédita, a Toei Animation anunciou para toda a imprensa internacional o evento de lançamento no BrasilData 17/09/2011 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon em São Paulo.