8 de março de 2012

Lotte Reiniger: A Primeira Mulher do Mundo da Animação

Quando se fala em nomes de profissionais na história de animação, os primeiros a serem lembrandos sempre são homens: Disney, Irmãos Fleischer, A Dupla Hanna-Barbera, Chuck Jones, Osamu Tezuka, Hayao Miyasaki, John Lasseter, etc.
Por essa razão, nós do Animação S.A., para não deixar este dia internacional da mulher passar em branco, resolvemos falar de Lotte Reiniger. A primeira mulher a se dedicar a arte do cinema de animação. 
Nascida em Berlim em 1899, quase junto com o Cinema, Charlotte "Lotte" Reiniger, se apaixonou pela arte do cinema que conheceu com as obras de George Meliés em sua adolescência. Logo conseguiu um  trabalho com o grupo de Paul Wegener, para quem construiu, posteriormente, os ratos de madeira animados do filme “O Flautista de Hamelin” de 1918. Não demorou muito para ser admitida no “Institut für Kulturforschung” um instituto de animação experimental, onde pôde desenvolver suas técnicas.
Lotte ficou conhecida por desenvolver a técnica de animação com recortes de silhuetas. Técnica inspirada no teatro de sombras Chinês e também nocontraste claro escuro do Expressionismo alemão. Os recortes eram feitos em cartolina preta e projetados contra a luz. Ela também utilizou vidros para manipular múltiplos planos e assim conseguir produzir efeitos de profundidade. Seu primeiro trabalho autoral foi Das Ornament des verliebten Herzens de 1919.

Durante a segunda guerra mundial, tentou fugir do Nazismo inúmeras vezes, mas foi obrigada a sempre voltar para a alemanha. Somente em 1949 que conseguiu se estabelecer em Londres onde produziu 12 curtas metragens inspirados no conto dos irmãos Grimm. As animações baseadas em contos infantis sempre foi sua principal inspiração para a produção de seus filmes.


Ela também faz parte de uma das questões mais instigantes da história da animação. Ela teria sido a primeira  a produzir um longa metragem de animação com As Aventuras do Príncipe Achmed de 1926. Contrastando com a fama de Walt Disney com Branca de Neve de 1931. Vale lembrar que nessa discusão sobre a autoria do primeiro longa animado também se fala do filme El Apostol do argentino Quirino Cristiani de 1917. Segue um pequeno trecho dePrincipe Achmed.


Tudo isso e tantas outras coisas que poderiam ser citadas sobre Lotte Reiniger, que faleceu em 1981, servem para ressaltar que ela não está marcada na história da animação apenas por ser a primeira mulher. Mas sim por sua criatividade, habilidade e sensibilidade com toda a contribuição e legado que ela deixou.
E com isso nós do Animação S.A. damos um especial parabéns a todas as animadoras e animaniacas que nos acompanham em nosso blog pelo Dia Internacional da Mulher e sem medo de cair no Clichê de dizer este dia deveria ser comemorado todo dia.