22 de julho de 2011

Diário Animado - Anima Mundi 2011 - Oficina de Massinha


Oficina de Massinha é uma das mais concorridas junto com a de Pixilation. Nos dois casos é necessário estar em grupo para participar, porém na de massinha os participantes tem um pouco mais de liberdade para animar. 
Nesta oficina você faz um mini roteiro e cada um do grupo esculpe um personagem ou parte do cenário. Destes, apenas alguns são animados e os outros ficam estáticos no fundo, pois seria muito demorado animar todos. Após pronto o material, o grupo leva para a mesa de filmagem e lá os monitores orientam e ajudam na animação que ocorre ao mudar a posição do personagem ou partes do corpo como a cabeça. Novamente usam o programa MUAN para a captura do movimento.
Apesar de muito usado, o programa ainda apresenta muitos problemas como, por exemplo, ao salvar alguns filmes ele fecha e corrompe o arquivo não salvando. Isto me fez perder duas animações, uma em Desenho Animado, o que acabou não sendo tão grave, pois podia filmar novamente e outro extremamente decepcionante na oficina de Pixilation onde perdi uma animação que ficou muito legal e nem tive a chance de ver. O pior neste caso é que não tem como filmar novamente. Outra questão que estão resolvendo é uma versão para Windows que ainda não tem, mas está em processo.
Voltando a oficina, esta é ótima para quem acha que não sabe desenhar. Você temresultados mais rápidos no processo de animação e após aprender com massinha, você pode animar com qualquer objeto, incluindo recorte, mas esta técnica é um pouco mais complicada. Quem tiver paciência para ficar na fila, aproveite, pois já estamos nos últimos dias do festival.