20 de julho de 2011

Diário Animado - Anima Mundi 2011 - Oficina Desenho Animado


Para aqueles que tem um tempinho de visitar as oficinas e querem saber como funciona, aqui vão alguns esclarecimentos. Estou trabalhando na oficina deDesenho Animado, mas especialmente hoje estarei na de Pixilation, mas amanhã falaremos desta.
Este workshop consiste em animar da forma mais clássica: desenhos feitos a mão. Para aqueles que nunca animaram, a animação acontece com uma seqüência de desenhos semelhantes que vão mostrando como se fossem fotos tiradas de um movimento em "câmera lenta". No entanto, ao filmar, estes desenhos passam muito rápido e vemos um movimento fluido, quando bem feito.
Na oficina você terá apenas meia hora e/ou 12 folhas para animar, logo deve fazer um movimento simples como uma bola quicando ou qualquer outra coisa fácil assim. Caso contrário terá que entrar novamente na fila se não terminar e esta só vem aumentando. Outra dica é não usar palavras, pois com apenas 12 folhas, não dará para ler, a não ser que repita esta em todas as folhas que desenhar, no caso, até 12.
Após terminado os desenhos, você preenche uma autorização que permite colocar sua animação no site do Anima Mundi. Assim você pode entrar depois e rever quando quiser. Para achar será fácil, pois você recebe um ticket com os dados. Depois leva na mesa do computador e aprende o processo de filmagem o qual pode fazer em casa. O programa usado também é gratuito, inclusive pode saber mais através de um simpática moça que fica em frente ao estande falando somente doMUAN.
O local fornece todo o material necessário e lembre-se: a primeira folha não é para desenhar. A folha com um retângulo desenhado é a sua marcação de área de trabalho. Caso desenhe fora, não será filmado. E mais: numere suas folhas, pois facilitará na hora de filmar e caso ocorra qualquer incidente como cair no chão, será fácil de reorganizar.
É uma excelente experiência para entender um pouquinho mais de animação e fácil de fazer, não precisa saber desenhar. Quando tiver um tempinho passe lá.