21 de julho de 2011

Diário Animado - Anima Mundi 2011 - Oficina Pixilation


Ontem estive na Oficina de Pixilation. Ela está localizada no CCBB, em frente a Livraria Travessa. Este ano, devido a grande demanda, aumentaram o estúdio, podendo assim atender a dois grupos de uma vez.
Por ser a única a ter uma idade mínima mais baixa(6 anos) para participar, há muitas crianças, mas não significa que é só para crianças. Ao contrário, é essencial a presença de mais velhos para ajudar a fluir melhor a animação.
A oficina acontece da seguinte maneira: primeiro você espera na fila, de preferência em grupo - se for sozinho, faça amizade na fila, pois o mínimo é quatro pessoas ou então espere que os monitores te encaixarão em um grupo. Formado o grupo, elaborem um mini roteiro, algo bem simples, mas nem tanto quanto o da Oficina de Desenho Animado. Os monitores irão pedir o roteiro e adaptar a história para ser animada; pedirão o título que será posto em uma claquete, sim, aquelas de cinema; e por fim oferecerão alguns figurinos para a obra. Pré-produção pronta, mãos à massa!
Especialmente na Pixilation, quem anima é o monitor, pois precisa ter noção dos princípios básicos da animação de stop-motion para fazê-lo. E neste caso, você é o boneco a ser animado.
É a oficina mais interativa que tem já que você irá pular e "brincar" de estátua o tempo todo. Com certeza se divertirá muito e depois ainda pode rever no site as animações. A parte do aprendizado se concentra em você prestar atenção as instruções dos monitores e aos movimentos indicados que são fotografados por um outro monitor que fica na mesa do computador, depois compare com o vídeo final e entenderá o processo.
 Quem puder dar uma passadinha aproveite, pois você pode se ver em situações divertidas e inusitadas!