18 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 04


Neste quarto dia de diário animado o futuro da animação no Brasil começa a ser discutido no Anima Fórum. Mas deu tempo de prestigiar as sessões competitivas decurtas 13 e 14 e participar de um dos mais memoráveis Papos Animados da´história do festival.
Anima Fórum.
Uma palestra e uma mesa redonda abriram o Anima Fórum. Na primeira, o diretor da Ancine Glauber Piva explicou a nova composição do Fundo Setorial Audiovisual da Ancine e esclareceu todas as dúvidas relacionadas a Lei 12.485/11que estabelece cotas de produções nacionais e Produções nacionais independentes aos canais de Tv por assinatura. A palestra foi bem elucidativa inclusive em questões que foram distorcidas em uma equivocada campanha publicitaria de uma empresa de TV por assinatura. (nós do Animação S.A. tinhamos na época lançado este manifesto sobre o assunto.)
A Mesa Redonda na parte da tarde ficou por conta de Rodrigo Camargo (Ancine), Renato Nery (TV Cultura), Fernanda Farah (BNDES) eLuiz Bolognesi (Buriti Filmes) moderada porMarta Machado(Otto Desenhos/ABCA). Nela foi apresentada uma avaliação do fundo setorial em relação a animação até então e os desdobramentos da lei 12.485/11 para a animação daqui para a frente. Entre informações sobre projetos e cifras tivemos a agradável notícia que dois dos longas em produção estão bem próximo de sair.Lutas (Buriti  Filmes) que agora se chama Uma História de amor e fúria está praticamente pronto e será lançado nos cinemas no primeiro semestre do ano que vem.  Luiz Bolognesi falou dos anos de produção, da qualidade do filme e da dificuldade que foi manter seus artistas diante das tentadoras ofertas do mercado publicitário para animação, mas que, enfim,conseguiu e está nos últimos passos da produção. Outra produção que está bem encaminhada e indo para a fase final é Minhocas. Ainda temos outras produções a caminho. Vamos acompanhar o que ta rolando.
Curtas 13
Sessão com mais técnica e menos roteiro. Pode incomodar quem não ta acostumado com sessões mais experimentais. Tem alguns curtas divertidos como Herr Hoppe Und Der Atommul que possui 3 micro episódios de um homem tentando se livrar de lixo nuclear. E a vida de um casal que se esforça pra ter um filho se torna uma divertida piada em How Dave & Ema got Pregnant (foto).
Curtas 14
Tem como destaque os curtas Wallflower Tangoonde uma mulher e um ladrão lutam por um diamante enquanto dançam. Outro destaque é o brasileiro Cafeka (foto). Um curta que é animado usando copinhos de café (esse ano tão caprichando nas técnicas de animação de objetos diferentes.). E o último curta da sessão, Fata Morgana é engraçadissimo com a história de um sedento vendedor de limonada no deserto (principalmente pelo sotaque).

O Primeiro papo animado do Anima Mundi 2012 ja se tornou um evento épico. Aida Queiroz, diretora do Anima Mundi ja começou dizendo que o papo animado não era somente com um animador mas sim com uma verdadeira Instituição e chamou o convidado.
Marcelo Marão (ou simplesmenteMarão) mostrou que é realmente uma instituição ao contar sua trajetória como animador: E ja quebrou todos os protocolos e rituais de uma sessão de Papo Animado. Não sentou na tradicional cadeira do evento e não parava quieto na Praça Animada. Ao falar de cada um de seus curtas ele lembrava dos amigos que o ajudaram a produzir, chamava, apontava a pessoa que estava na platéia. Se alguem saia mais cedo ele convidava (no microfone mesmo) pra encontrar na lapa depois do papo. Abraçava as crianças, respondia todas as perguntas (adultos e crianças). Distribuiu 100 acetatos originais de Cebolas São Azuis (seu primeiro curta), E após muita emoção depois do filme Eu queria ser um monstro entregou o troféu que ganhou do festival a seus pais.

E pra marcar o momento final, Marão chamou a frente do palco todos aqueles que trabalharam com ele em todos esses anos como animador e na foto abaixo está explicado porque Aida disse que Marão é mais que um animador. É realmente uma instituição da animação brasileira.


Para fechar com chave de ouro, ele pediu que reapressentassem o curta homenagem de 40 animadores brasileiros pelos 20 anos do Anima Mundi. Segue aí para você ver.

De fato, foi um dos mais diferentes papos animados que fui. (teve até um Cover do tiririca na platéia que fez pergunta). O Carisma de Marão é tão empolgante que mesmo na Praça Animada ele conseguiu deixar o clima mais intimista que os Papos na pequena sala de Cinema do CCBB.
Amanhã tem mais Anima Fórum, Sessões de curtas e papo animado.