14 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Visões em 2D


Tentaremos aqui participar do blog sobre o Anima Mundi, eu e minha prezadíssima Suzani Figueira, de dentro do festival: tanto eu como ela estaremos trabalhando no festival, no Estúdio Aberto, ela nos estandes do desenho em areia e eu no "2D", o desenho animado propriamente dito.

Para quem não conhece: o Estúdio Aberto é uma iniciativa da Anima Mundi, todo ano durante o festival, de instalar oficinas gratuitas para o público onde se mostra o be-a-bá de diversas técnicas de animação. No Rio, nossos estandes se localizam no CCBB, Casa França-Brasil (onde estamos eu e Suzani) e Centro dos Correios e Telégrafos, indo das 13 às 19h. Crianças (dentro de uma faixa etária) e adultos se divertem, é sempre uma farra.
Ontem, primeiro dia, reencontramos companheiros de outros anos e conhecemos novos rostos, e lamentamos quem não pôde participar nesta edição. Sempre aquela saudade básica, vários papos para pôr em dia -- mas cadê o tempo? De cara, recebemos diversos grupos de escolas públicas, esvaziando um pouco lá pelas 16:30, acho que o tempo feio deu uma afugentada. A previsão para este fim de semana é de... muita. Muita gente. :)
A presença da imprensa, como não poderia deixar de ser. Uma mocinha bonita e simpática ganhou, a pedido, uma animação feita por um colega de estande, para passar em sua reportagem. Não entendi direito o canal, mas parece que é algo que passa em quiosques na praia.
À noite, ainda consegui pegar um pouco da Curtas 4, comentada pelo Gabriel Cruz no post de ontem. Gostei muito do que vi.
É isso. Para um primeiro dia, foi tranquilíssimo!