22 de agosto de 2010

Curta da Semana: "Do Outro Lado" de Iuri Araújo

"Do Outro Lado" é um curta feito pelo animador Iuri Araújo. A animação conta história de um garoto que ao jogar sua bola dentro de um ferro-velho, é obrigado a salva a vida de uma pequena garotinha. Mas depois ele acaba tendo uma grande surpresa.
O curta foi feito como projeto final da Universidade Federal de Goiás (UFG), do curso Artes Visuais - Design Gráfico. E apesar de ser feita por um estudante, a animação tem um ótimo visual. É um exemplo para todos que estão entrando na carreira da Animação.
Para quem quiser saber mais sobre, podem acessar o Blog do Curta, lá o animador mostra e comenta várias fases da produção. Abaixo vocês podem ver o curta completo, logo depois vocês podem ler a entrevista que fizemos com o animador. Curtem o curta!


 Animação S.A.: Da onde veio a idéia para fazer o curta? Iuri Araújo: Bom, a idéia para o curta veio rápida, por incrível que pareça. Me forçei a pensar na história de um garoto jogando bola perto de um ferro-velho, pois queria explorar um ambiente rico em formas e cores e, aos poucos, os outros elementos foram se encaixando. Antes da versão final, houve 3 modificações para o fim da história, onde então tive esse estalo e produzi o curta-metragem.
Animação S.A.: Quanto tempo demorou toda a produção? Iuri Araújo: Isso foi um bom tempo. Toda a produção levou 2 anos, pois eu fazia faculdade de Artes Visuais - Design Gráfico na Universidade Federal de Goiás (UFG) e as matérias consumiam certas horas do dia. Mas, a partir das férias de fim de ano e meio de ano, adiantei bastante a produção, o que ajudou na conclusão para a minha monografia, que foi essa animação.
Animação S.A.: Quais foram as técnicas que você usou? Iuri Araújo: Foram muitas técnicas. Começei o trabalho na mão mesmo, desenvolvendo os layouts dos cenários com tinta acrílica sobre papel e pedaços de acetato que eram sobrepostos às pinturas. Depois desse processo, a pintura era digitalizada e refinada no Photoshop, incluindo o céu que fiz através de pintura digital e correção de cores do cenário como um todo, de forma que as cores mantivessem uma harmonia e fossem agradáveis visualmente. Para a animação, utilizei mesa tablet e simulação de colorização manual em outro software, onde também foi feita a animação, chamado TVPaint.
Animação S.A.: Todo processo de animação foi digital. Aonde você aprendeu tudo o que sabe? Iuri Araújo: Desde que entrei na animação, tudo o que eu aprendi foi por autodidatismo. Sempre pesquisei muito em livros e na internet e, aos poucos, fui encontrando blogs e materiais que supriram a minha deficiência na área. A internet está ai para isso e, quem sabe utilizá-la ao seu favor, acredito que não precise de muitos cursos básicos.
Animação S.A.: O que pensa sobre o Mercado de Animação do Brasil? Iuri Araújo: O mercado de animação do Brasil está começando a se desenvolver no momento. Vemos cada vez mais pessoas interessadas na área e, a produção nacional a cada ano aumenta consideravelmente. Contudo, acredito que precisamos de escolas especializadas na área, que mostrem aos alunos como realmente funciona uma produção de animação dentro de um estúdio, com seus prazos e metas. Se, algum dia surgir uma escola assim no Brasil, teremos grandes profissionais na área e estaremos até exportando-os para grandes produções lá fora.
Animação S.A.: Tem vontade de trabalhar lá fora? Iuri Araújo: Acredito que o aprendizado fora do país, não apenas em animação, mas de uma maneira geral, é bastante relevante para qualquer ser humano. Se algum dia surgir uma oportunidade, estudarei o caso e verei se o aprendizado será satisfatório, já que mudar de país não é tão simples quanto parece.
Animação S.A.:Quais são suas principais influências? Iuri Araújo: Minhas principais influências são artistas e animadores do mundo todo, pois nem todos podem ser artistas, mas o artista pode estar em qualquer lugar do planeta. São eles: Koji Morimoto, Brad Bird, Hayao Miyazaki, Steven Hillenburg, Bill Presing, dentre muitos outros. Cada um no seu estilo único, mas todos super competentes no que se propõem a fazer.