28 de junho de 2015

História do Cinema de Animação – Afinal, Quem é “Oswald - o Coelho da Sorte” da Disney? (14ª Parte)

Na última postagem conhecemos sobre a era de ouro do cinema de animação e como o estúdio Disney contribuiu paraesse momento inestimável para sua história. E tudo começou com um ratinho ...”. Essa célebre frase de Walt Disney faz referência a todo o seu legado construído por meio do seu mais ilustre e famoso personagem de desenhos animados, o Mickey Mouse, que estreou em 1928. Contudo, engana-se quem acha que o primeiro personagem de Walt Elias Disney foi o ratinho. Na verdade, seu primeiro personagem de sucesso foi um coelho, o Oswald – o coelho da sorte. Nessa postagem iremos conhecer um pouco mais desse personagem que ficou “esquecido” durante um bom tempo.

Trolley Troubles - Oswald the Lucky Rabbit - 1927

           Nos Estados Unidos as pessoas acreditam que o pé de coelho traz boa sorte. É com base no misticismo desse amuleto que o diretor de produção da distribuidora Universal Pictures solicitou a Walt Disney e Ub Iwerks um desenho animado na qual o protagonista principal fosse um coelho. Em 1927, Oswald, o coelho sortudo,  estreava sua própria série, que foi distribuída nas salas de cinema e acabou sendo sucesso em todo o mundo. A série animada Oswald – The Lucky Rabbit mostrava um personagem irascível, travesso e divertido e que na época acabou ficando bastante conhecido.



 Contudo, os direitos do personagem foram adquiridos pelo produtor Charles Mintz. E este fez com que Walt Disney e Ub Iwerks, os criadores de Oswald, perdessem os direitos sobre o personagem para a Universal Studios. Desamparados e desiludidos com este impasse, eles partiram para a criação do personagem símbolo do estúdio Disney, o rato Mickey Mouse. A Universal, com Walter Lantz, produziu alguns curtas-metragens do coelho até 1943, e depois acabou caindo no esquecimento. 

Oswald, O coelho sortudo

 Por muito tempo a série do coelho de longas orelhas permaneceu desconhecida do público, conhecida apenas por alguns historiadores e entusiasta da história da animação. Mas, em 2006, quase 80 anos depois, o estúdio Disney tomou a posse do seu épico personagem, que ficou perdido por tanto tempo. Oswald, o coelho sortudo, pode desfrutar da sua reapresentação para o mundo em jogos, participação em curtas-metragens do estúdio e até mesmo na Disneyland.

Oswald e Mickey Mouse

Nos games, o coelho foi um dos protagonistas principais da narrativa do jogo Epic Mickey lançado em 2010. A história do jogo mostra o mago Yen Sid moldando um local interdimensional conhecido como Wasteland. Esse paraíso é o lar dos personagens de cartoons que foram abandonados e esquecidos como: Oswald, sua namorada Ortensia, seus 420 filhos, o cavalo Horácio, a vaca Clarabelle é o cientista maluco Mad Doctor.

Oswald em Epic Mickey (2010) 

Epic Mickey retrata uma visão distorcida da real trajetória de Oswald - The Lucky Rabbit. No game, o personagem foi abandonado pelo seu criador Walt Disney e por isso Oswald nutre uma pequena magoa e inveja do seu “irmão” distante. E para piorar a situação, Mickey foi o responsável pelo incidente da criação do monstro negro de tinta que destrói “Wasteland”, Shadow Blot, o vilão da história. Oswald, que num primeiro instante é visto como o inimigo na história, é apenas um personagem incompreendido e que perdeu tudo (os fãs, a casa, os amigos e a namorada) por incidentes que aconteceram na história do jogo, assim como na realidade.  Mas o personagem mostra suas verdadeiras qualidades e semelhanças com Mickey ao ajudá-lo a resgatar o coração do camundongo e destruir o monstro de tinta. E é graças a sorte de Oswald, que foi possível o retorno de Mickey para a casa e a recuperação de Wasteland.

Hora de Viajar (2013)

O curta-metragem “Get a Horse!” (Hora de Viajar!) que estreou em 2013, exibido antes do filme Frozen – Uma Aventura Congelante comemorou os 85 anos do personagem Mickey Mouse. Mais que uma comemoração para o personagem principal da Disney, o curta metragem, além de Mickey e Minnie, trazia também os personagens das animações da década de 1930, o cavalo Horácio e a vaca Clarabelle, e o vilão Bafo de Onça. Além disso, Oswald faz uma pequena ponta no filme que trabalhava o colóquio entre passado e presente, misturando as cores com o preto e branco, e a técnica tradicional da animação, o 2D, com a computação gráfica.

Ache o Oswald no curta-metragem Hora de Viajar

Oswald é um personagem clássico e de grande importância para a história da animação. Sendo este mais que amigo de Mickey Mouse, ele pode ser considerado seu irmão mais velho, pois o próprio camundongo de Walt Disney teve suas feições inspiradas no coelho da sorte. A diferença é que Mickey, ao longo dos anos, foi ganhando uma personalidade que o diferenciava do seu irmão. E Oswald acabou ficando no anonimato. A própria Disney sabe da importância histórica de Oswald e por isso procurou readquirir os direitos do personagem, tentando mostrar um pouco mais desse memorável personagem.

Oswald the Lucky Rabbit - The Mechanical Cow (1927)

Oswald – o coelho da sorte é um personagem que já nasceu famoso e é uma pena que seu sucesso foi reprimido durante anos, caindo no esquecimento. Por isso, nós estamos aguardando por mais interações de Oswald – o coelho sortudo, em todo o universo Disney.