11 de junho de 2015

Diário Animado - Curso Animador de Personagem 2D, Senac RJ (Parte 3)

Para quem acompanha o nosso Diário Animado aqui no Animação S.A, sabe que o Senac RJ está realizando o curso de Animador de Personagem 2D, no qual todo mês eu faço um resumo do que aprendi nas aulas.

O mês de maio foi cheio de surpresas e inovação! Começando com a mesa digital que o Senac disponibilizou para todos os alunos. Com mais esta excelente ferramenta tudo se tornou mais fácil! Desenhar e animar no Flash não é mais um problema já que a caneta digital permite um traço limpo e fluído dando mais liberdade pro animador.

O Instrutor Pedro nos mostrou as vantagens de usar a mesa digital e nos deu 3 semanas para criarmos um curta metragem no Flash com tema livre de no máximo 30 segundos. Este foi um exercício pra mostrar o quanto evoluímos e o que aprendemos nesses ultimos meses. Criamos um pequeno roteiro de 5 linhas pra resumir o curta. O instrutor Pedro nos deixou á vontade quanto aos temas e todo mundo soltou a imaginação!

Foram 3 semanas muito divertidas, onde soltamos nossa criatividade, dividimos nosso conhecimento, ajudamos uns aos outros e aos poucos nossas histórias foram ganhando vida.

Ao final do prazo para mostrarmos o nosso curta surgiram algumas dúvidas e dificuldades como inserir trilha sonora/sons e timing (tempo) na animação. mas o Instrutor Pedro sempre nos ajuda com muito bom humor e paciência.

Abaixo seguem algumas imagens do processo de animação de alguns alunos:




(Faltam algumas imagens porque alguns curtas ainda estão em processo de produção.)

Ao final de cada aula o instrutor Pedro nos mostrou vários curtas com diversas técnicas de animação como: stop motion, animação por recorte e animação 2D tradicional para facilitar o nosso processo de criação durante as aulas. E para este mês de junho focaremos em animação por recorte, para dar fluidez nos movimentos dos personagens.

Aguardo vocês em breve para mais um Diário Animado!