1 de junho de 2015

Os Efeitos Especiais de "Mad Max: Estrada da Fúria"

No mês passado estreou o filme mais aclamado (até agora) do ano "Mad Max: Estrada da Fúria", filme que ficou conhecido por usar muitos efeitos práticos. Para desmistificar os efeitos do filme o site fxguide fez uma matéria mostrando um pouco de como foi criar os efeitos para esse excelente filme!
O diretor de "Mad Max: Estrada da Fúria" George Miller foi até o deserto de Namibian na África filmar boa parte das cenas de deserto do filme. Foram mais de 150 veículos criados especialmente para o filme pelo design de produção Colin Gibson. Mas nem tudo pôde ser criado na prática. Foi aí que o estúdio australiano Iloura entrou para a criação dos efeitos especiais, que foram supervisionados por Andrew Jackson.
O filme começa na Cidadela, que é comandada por Immortan Joe. A localização foi filmada no deserto da Austrália. Os penhascos da cidade foram criados através de fotogrametria de penhascos da África e modificados posteriormente. "Eu sempre tive uma grande aversão de pessoas que pintam pedras. Eu sempre quis usar superfícies, formas e texturas mais reais possíveis." - disse Andrew Jackson sobre o motivo de usar a técnica de fotogrametria para recriar a Cidadela no programa chamado Photoscan.
Os shots  de longe da cascata de água foram todos simulados com o Houdini.
Confiram abaixo algumas imagens de antes e depois da Cidadela disponibilizadas pelo fxguide:
Mais abaixo confiram mais alguns "antes e depois" das cenas de efeitos de "Mad Max: Estrada da Fúria". Para quem entende inglês pode conferir também a matéria completa no fxguide.