14 de junho de 2015

História do Cinema de Animação – A Sonorização Animada (12ª Parte)

Anteriormente, vimos como o desejo do homem em dar movimento a suas obras estáticas possibilitou o surgimentodo cinema em 1895. Contudo, tivemos apenas uma evolução referente as imagens, o som e a sincronização sonora demoraram mais de 30 anos. Entretanto, o cinema nunca foi totalmente silencioso, mesmo nas exibições do cinema mudo, as imagens em movimento ganhavam sonoridades de músicas ao vivo, pianistas, orquestras ou até mesmo atores e atrizes que dublavam a projeção do filme.

Cenas do filme O Cantor de Jazz (1927)

Durante vários anos tentaram uma sincronização perfeita entre imagem e som com diversos aparatos. Mas somente em 1927, com o filme O Cantor de Jazz que representa o marco da transposição do cinema mudo para o cinema sonoro. Com o sistema sonoro Vitaphone o público pode perceber o sincronismo perfeito entre voz e imagem nas quatro músicas que Al Jolson cantava durante o filme.

Cartaz anunciando o primeiro filme totalmente falado

E em 1928, com o filme Lights of New York temos o primeiro longa-metragem inteiramente falado. A partir disso, a indústria cinematográfica vivenciava os impactos positivos (a novidade do som era bem vista pelo público, que lotava as salas de exibição) e negativos (as dificuldades técnicas que surgiram com a novidade) do cinema sonoro. Mesmo que o som do Vitaphone fosse rudimentar, cheio de chiados e pulos e nem sempre apresentava uma sincronização perfeita nas exibições, o cinema sonoro rapidamente ganhou o mundo.

Steamboat Willie (1928)

E não demorou muito para o cinema de animação aproveitar dessa novidade que ganhou o gosto popular. Ainda em 1928, quando o público já começava a se cansar da fórmula predominante de filmes de curta duração, mudos e sem cores, baseados nas gags (piadas visuais) das séries animadas. A animação começava a ganhar outra direção quando Walt Elias Disney, com o curta-metragem Steamboat Willie (1928), conseguiu cativar os olhos e ouvidos do público e do mercado através da sincronização do som com a imagem, em todo o curta animado.

Curta do Estúdio Fleischer

  Steamboat Willie não foi o primeiro filme animado sonorizado. O estúdio Fleischer já havia produzido musicais com textos de canções populares com uma bola que pula sobre a letra para a plateia cantar junto. Contudo, o curta metragem do camundongo Mickey foi o que apresentou a melhor sincronização entre o som e a imagem. Por isso, Walt Disney é considerado o precursor na introdução do som no cinema animado e o personagem Mickey Mouse acabou com o reinado do gato Felix.

A sincronização sonora de Steamboat Willie ajudou na divulgação e sucesso do filme. E que o que atraiu as pessoas foi a ideia de que os personagens animados (e até mesmo os objetos inanimados) movimentavam-se sincronizados com a batida musical. O animador da Disney, Ward Kimball (1914-2002), afirmou que som causou um grande impacto no público. As pessoas foram ao delírio quando os personagens começaram a falar e fazer barulhos.

Logo da Walt Disney Animation

Para a gravação da trilha sonora de Steamboat Willie foi utilizado uma orquestra de 15 peças. Mas Walt Disney almejava mais, seu desejo era fazer seu personagem falar e emitir sons. E para tal proeza, apenas na véspera da estreia do curta metragem, que Disney inseriu a sua própria voz e assobio no personagem. E dessa forma nascia a cena icônica da Disney: Mickey assobiando enquanto maneja o leme. A importância desse curta é tão grande, que foi utilizada na vinheta de selo da "Walt Disney Animation Studios" a partir de A Família do Futuro (2007). Nela vemos uma pequena cena de Steamboat Willie sendo flipada, mostrando exatamente o esboço e a finalização da parte que o Mickey assobia.

Mickey e Minnie em Plane Crazy (1928)

O curta metragem em preto e branco de Walt Disney além da sincronização sonora se destacava pela estilização e expressividade de movimentos, e também pela própria personalidade de Mickey Mouse. Steamboat Willie em suma apresentava vários elementos que o fazia destacar perante as outras animações da época. É importante frisar que esta não foi a primeira animação de Mickey Mouse. Mickey e Minnie já haviam estreado sua personalidade no curta mudo Plane Crazy, também de 1928, mas este curta não fez sucesso.

Walt Disney Studios

A sincronização do som perfeita que ocasionou o espantoso sucesso da série de Mickey Mouse foi apenas o primeiro passo do estúdio Disney para chegar a sua eximia posição que conhecemos hoje. Na próxima postagem vamos conhecer um pouco mais das contribuições de Walt Disney que possibilitaram o cinema de animação ter o reconhecimento devido e principalmente, os personagens animados terem a “ ilusão da vida”.