Anteriormente
abordamos sobre a “Era de Ouro do cinema de animação”, período
de doze anos (1928 a 1940), que o cinema de animação desenvolveu tecnicamente e
artisticamente. Além disso, abordamos que o estúdio Disney foi um grande
contribuinte para essa posição de destaque para a arte da animação. Contudo,
nem tudo é Disney, outros estúdios cinematográficos de animação também fizeram
grandes contribuições na Era de Ouro ao desenvolverem técnicas que alocaram o
cinema de animação a esta posição. E mais que os processos artísticos,
contribuíram com grandes personagens para a história do cinema de animação.
Alguns dos grandes personagens do estúdio Fleischer
O estúdio dos irmãos Max
Fleischer e Dave Fleischer, Fleischer Studios, foi fundado em 1929. Os irmãos
Fleischer contribuíram no desenvolvimento técnico com a invenção da rotoscopia,
aparato que possibilitou uma grande evolução no desenho e movimentação de
figuras humanas. E muito antes de “Steambolt Willie”, o primeiro filme animado
sonoro, os irmãos Fleischer tentaram uma inovação na sincronização sonoranos filmes animados.
Koko, o primeiro personagem dos Fleischer
Contudo, os irmãos Fleischer vão
se destacar principalmente no visual de grande apelo nos personagens criados
pelo estúdio. A dupla de animadores é considerada a principal força que se contrapôs
ao estúdio de Walt Disney, criando personagens de sucessos com uma concepção
gráfica e narrativas bem diferentes produzidas pelo estúdio de Mickey Mouse.
A sensualidade de Betty Boop
A sensual Betty Boop, surgiu com
uma pequena participação em um desenho da série Talkartoons (série que representou a entrada do estúdio Fleischer
no cinema de animação sonoro) produzidos na década de 1930. E em 1932, a
personagem de rosto redondo desproporcional ao seu corpinho ganhou sua própria
série de desenhos, exibindo além de bastante sensualidade, o talento como
cantora e uma construção visual (saia curta e liga numa das pernas) bastante
distinta para um personagem animado. Devido a esse visual de grande apelo
sexual, Betty Boop foi acusada de ser um libelo em favor do sexo. O “moralismo”
e a censura americana prejudicaram bastante a popularidade da personagem. A
partir de 1934, Betty Boop foi perdendo algumas de suas principais
características visuais (a sexualidade e a roupa sexy) e consequentemente a
popularidade e, enfim, sua série animada. Ela somente foi resgata na década de
1980, quando a personagem voltou a ser conhecida e apreciada pelo público.
Marinheiro Popeye
Outro personagem de destaque do
estúdio Fleischer é o marinheiro Popeye, com seu visual extravagante e caricaturesco,
que ganhava força descomunal quando comia espinafre. O personagem surgiu nos
quadrinhos e, em 1933, estreava sua animação em histórias limitadas sobre a sua
namorada Olívia (caracterizada como “mangueira de borracha”) que sempre era
sequestrada pelo vilão Brutus.
O 1º longa-metragem dos irmãos Fleischer
O estúdio dos irmãos Fleischer detinha
o apoio financeiro da Paramount, que era a distribuidora de seus filmes
animados. O sucesso de Disney com“Branca de Neve e os sete anões” fez com que a Paramount pressionasse os
animadores Fleischer para a construção de seu primeiro longa-metragem – “As
Viagens de Guliver”. O filme foi lançado em 1939, mas o rendimento da
bilheteria do filme não foi o suficiente para recuperar todos os gastos da
produção iniciada em 1935.
"É um avião? Não, é o Superman!"
Com a série “As Aventuras do
Super-Homem” de 17 episódios, Max e Dave Fleischer em 1941, resgatam a
importância e a contribuição dos irmãos para a história do cinema de animação.
A série utilizava a técnica de rotoscopia nos personagens humanos e apresentava
uma animação estilizada, com cenários bastantes sofisticados. O personagem
herói Super-Homem não voava totalmente, mas dava grandes saltos, com o
tradicional uniforme da cueca sobre a calça e o grande símbolo “S” estampado no
peito. Foi nesta saudosa série do homem
de aço que a famosa frase “Olhem lá no céu! É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman!
” foi principiada. “As Aventuras do
Super-Homem” foi o triunfo final do estúdio Fleischer.
Os irmãos Max e Dave Fleischer
O estúdio Fleisher, sendo os
principais competidores contra as estrutura e princípios formulados pelo estúdio
Disney para a construção de filmes animados, se destacaram exatamente por essa
tentativa de construir personagens e narrativas que ia além do estúdio de
Mickey Mouse. Os irmãos Fleischer contribuíram tanto em termos técnicos e
artísticos, mas principalmente na elaboração de personagens que destoavam com
sua caracterização e comportamentos incomuns para uma figura dramática animada.
Pode-se dizer que tal posicionamento permitiu essa gama de personagens
distintos, tanto em caracterização quanto personalidade, que enriquece o cinema
de animação.