26 de fevereiro de 2013

Protestos dos Artistas de VFX e Animação Tomam a Internet

Este mês tem sido um mês bem agitado para a indústria de Efeitos Especiais e Animação. No dia 2 de Fevereiro uma das maiores empresas de efeitos e animaçãopediu falência nos Estados Unidos, aRhythm & Hues, empresa que trabalhou no filme "As Aventuras de Pi". 
Como postamos aqui no blog, domingo antes do Oscarcomeçar, aconteceu bem na porta da cerimonia um grande protesto dos ex-funcionários da R&H que contou com a apoio de centenas de outros artistas da área. Depois que o discurso do vencedor  foi cortado durante a cerimonia bem na hora em que Bill Westenhofer (responsável pelos os efeitos da "As Aventuras de Pi", o grande vencedor da noite) falava sobre a crise, essa censura acabou desencadeando uma grande onda de protestos.
Ontem o Jeffrey Okun, um dos líderes da VES - Visual Effects Society (um grupo que uni os artistas da área), postou no site da organização uma mensagem bem direta deixando bem claro que a indústria precisa de mudanças e que todos precisam se unir para indústria não quebrar.

Durante tudo isso grande parte dos artistas que trabalham da área, em todo o mundo, trocaram a foto de seu perfil noFacebook/Twitter para um fundo verde (fundo Chroma) mostrando apoio a todos que sofrem na área.
As Aventuras de Pi" lucrou quase de US$ 500 milhões em bilheteria e os funcionários que criaram o filme estão desempregados.
O twitter @VFXLaw sugeriu um dia aonde todos que trabalham na área parem, demonstrando apoio aos que sofrem trabalhando na indústria e que todos estão querendo mudanças. Muitos estão sugerindo o dia 14/3 (3.14 = número Pi) para ser o dia desse grande protesto mundial. Não existe nada confirmado ainda, mas a ideia está cada vez mais solida.
Ainda tem muita coisa para acontecer, fiquem ligados!