9 de janeiro de 2015

Conheça o Curta 'Memórias de Cárcere'

Durante os protestos que aconteceram na metade de 2013, um indivíduo é capturado após atirar um Coquetel Molotov, assim inicia seu pesadelo nume prisão verdadeiramente surreal.'

Está é a sinopse do curta "Memórias de Cárcere" feito pelo Waldir Bronson para o MIS-SP (Museu da Imagem do Som de São Paulo) como um olhar artístico diante dos protestos que aconteciam no Brasil.

Aproveitamos o contato que Waldir fez com o Animação S.A. para faze-lo algumas perguntas sobre seu curta. 

Abaixo fiquem com a entrevista e com o curta abaixo:

Animação S.A.: Como você acha que a técnica da animação pode influenciar as pessoas? Waldir Bronson: Acredito que a Arte tem o poder de opinião e fazer animação ou cinema é nada mais que criar opiniões ou mostrar um lado que ainda não foi abordado.  Muito diferente dos veículos tradicionais de comunicação, este curta-metragem tem um olhar artístico diante de tais acontecimentos.

Animação S.A.: Você chegou a ir em algum protesto? Se sim, qual o sentimento que você teve em estar ali? Waldir Bronson: Não, não participei diretamente de nenhum deles, mas conheci diversas pessoas que estiveram e presenciaram. Como disse, estava em São Paulo durante no período crítico.

Animação S.A.: Como você vê a atuação da mídia tradicional ao noticiar os protestos? Waldir Bronson: Acho que existem discursos muito inflados e outros pejorativos. Penso que estes protestos não vão mudar a realidade brasileira do dia para noite, mas fazem parte de um contexto interessante, não existem legiões de Che Guevaras, nem de vândalos criminosos. Acho que foi um momento de desabafo, agora infelizmente a visão da mídia dita muito a opinião pública isso pode diminuir o valor destes acontecimentos

Animação S.A.: Quais são suas principais referencias como um animador (de forma geral)? Waldir Bronson: Vim das Histórias em Quadrinhos, mas sou formado em Artes Plásticas e trabalhei muito com Gravura, posso citar nos quadrinhos Will Eisner, Flávio Colin, gosto muito de um desenhista atual chamado André Kitagawa, nas Artes Plástico sou fascinado por Francisco de Goya e os Expressionistas em Geral. Existem muita gente fazendo "boa animação" posso citar meus dois maiores referenciais o Sul-Africano William Kentridge e o Israelense radicado nos EUA Ralph Bakshi, os dois são os maiores para mim.