25 de março de 2015

Estudando Animação em Vancouver (Parte 2/3)


Depois de passar por toda a pré-produção, chegou a hora de entrar no avião e viajar para Vancouver! \o/

Foram 25 horas de viajem e duas escalas. O primeiro voo foi do Rio de Janeiro para Miami, onde fiquei duas horas no aeroporto esperando a próxima escala. Boa parte desse tempo foi gasto passando pelo centro de imigração dos Estados Unidos que apesar de demorado foi bem tranquilo. Durante o voo acabei conhecendo quatro brasileiras que também estavam indo para Vancouver estudar, e por coincidência uma delas também estudava na Veiga de Almeida, faculdade aonde me formei.

Cassinos no aeroporto de Las Vegas
De Miami fui para Las Vegas, e lá se foram mais cinco horas esperando o próximo voo. Resolvemos matar o tempo no aeroporto passeando pelos free-shops e cassinos. O último voo (de Las Vegas á Vancouver) foi o mais tranquilo, o mais rápido e o mais confortável.
Foi bem legal ver a mudança do deserto de Nevada para as Montanhas de Vancouver, como vocês podem ver na foto acima.

Tudo estava indo perfeitamente bem até chegarmos em Vancouver... Cadê as malas?! A American Airlines não havia as entregado para a West Jet em Las Vegas, logo fiquei de mãos abanando sem saber o que fazer. Por sorte levei uma muda de roupa que foi muito útil para sobreviver na primeira noite. Preenchi inúmeros formulários informando tudo o que tinha na minha mala, incluindo os valores de cada peça de roupa... Semanas depois a West Jet depositou o valor em minha conta, mas durante a primeira semana tive que economizar bastante, e até hoje não sei o paradeiro da minha mala.

Depois de muito estresse e confusão no aeroporto de Vancouver peguei o metro (skytrain) até o centro da cidade e de lá peguei um táxi até a casa aonde iria passar o mês. Paguei CAD$ 7,00 no metro e apenas CAD$ 10,00 no táxi. Se eu tivesse pego um táxi no aeroporto teria pagado mais de CAD$ 50,00.

Bairro de Strathcona
O bairro onde morei se chama Strathcona, um bairro residencial bem tranquilo que fica perto da Chinatown de Vancouver e é rodeado por parques e campos de futebol. São apenas 20 minutos andando do coração da cidade e mais ou menos 25 minutos andando até a VanArts.

Ao lado da casa havia um pequeno mercado português que vendia bastante coisas saudáveis. O supermercado mais próximo era um mercado chinês, cheio de comidas estranhas, mas possuía o básico para sobreviver (pão, biscoito e macarrão instantâneo).

Carmen, a dona da casa, estava viajando por causa do feriadão (Dia do Canadá), mas fui muito bem recepcionado pelo colega de quarto dela, Glen e sua namorada, Nicole. O casal me levou para conhecer o bairro e logo aproveitei para comprar algumas coisas mais urgentes como escova de dentes e comida. E o mais intrigante foi perceber que eram quase dez horas da noite, e parecia ser quatro da tarde. No verão o sol se põe por volta das onze horas da noite.

Usei meu próprio cartão de débito para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, mas antes de viajar tive que pedir autorização do banco para realizar saques internacionais.

Campos de futebol em Chinatown
Meu primeiro dia na cidade foi um belo domingo de sol, um tempo perfeito para se comemorar o Dia do Canadá. Resolvi então me aventurar sozinho pelo centro da cidade com o objetivo de encontrar o prédio onde fica a escola VanArts. Logo depois encontrei um Subway que fica na rua Robson St. onde almocei. No Canadá a promoção vem com dois cookies! \o/

A cidade estava bem movimentada, parecia copa do mundo! Todos com bandeiras do Canadá nos carros; rostos pintados e maconha para todos os lados! Aqui no estado de Vancouver ela é liberada, não oficialmente, mas todos fumam livremente nas ruas.

Depois de almoçar fui até a Dunsmuir St., rua onde fica a escola VanArts, que foi bem fácil de encontrar. Ao encontra-la fui em rumo de volta para casa.
O povo canadense é muito hospitaleiro e educado. Na volta para casa fui parado por dois pais que estavam vendo seus filhos jogar bola e fui surpreendido por eles, que me pediram uma caneta emprestada... Logo me perguntaram se eu era espanhol, e eu meio desajeitado disse que era brasileiro e em seguida eles tentaram soltar algumas palavras em português. xD

Passeio de Skytrain pelo centro
Na segunda feira, feriado nacional, todo o comércio estava fechado com exceção do shopping Metrotown. O sol já havia se posto e o frio deu as caras. Frio esse de verão, que era bem mais frio que o "inverno" carioca!

Peguei novamente o skytrain para ir até o shopping, e o mais curioso é que lá não possui catracas em lugar nenhum, apenas alguns caixas na entrada aonde você compra o seu bilhete de passagem. A foto ao lado foi tirada de dentro do trem, e ao fundo vocês podem ver o centro de Vancouver.

Eu e mais a turma que fiz amizade no voo, fomos comprar roupas na Sears e depois ver "Prometheus" no cinema. Meu inglês ainda estava bastante ruim, entendia muito bem mas nunca tive o costume de falar. Tive que me esforçar as vezes para que as pessoas me entendessem.

O primeiro dia de aula foi bem legal, foi mais um aula de apresentação. Infelizmente cheguei atrasado, pois tive que passar antes em uma loja para comprar lápis e caderno (maldita American Airlines!). O professor se chama Edwin Poon, ele trabalhou em várias produções do Canadá como: "My Little Pony", "Pound Puppies" e também foi professor da Vancouver Film School

Como já era esperado a grande maioria dos alunos não eram do Canadá, apenas dois alunos eram do país. A grande maioria eram mexicanos. Lá reencontrei um amigo meu da Veiga, Leonardo, e conheci outra brasileira de São Paulo, Jéssica.

Depois de muita teoria e conversa, o primeiro exercício obviamente foi animar a famosa Bouncing Ball usando o Toon Boom. Ah, e a faculdade também deu vários brindes como mochilas e guarda-chuvas (aqui chove praticamente todos os dias!)

Foto e desenho de Jéssica Chung
A primeira parte do curso (as duas primeiras semanas) foi focada na parte 2D. Durante as aulas estudamos todos os famosos doze princípios da animação. fizemos vários exercícios básicos como a Bouncing Ball, Pendulo, Corda e um Pulo. Tudo isso usando animação 2D clássica.

No computador fizemos algumas animações usando o rig de um braço (vídeo abaixo), o rig de uma bola e fizemos um walk cycle utilizando o rig de um personagem.




Nessas duas semanas, além de estudar muito, aproveitei bastante para conhecer a cidade, principalmente nos finais de semana. O primeiro passeio (no sábado, dia 7/7) fui conhecer o Stanley Park junto com quase toda a turma do curso. A sua principal atração é o Aquário de Vancouver, um aquário gigantesco com centenas de animais marítimos como águas-vidas (clique aqui para ver o vídeo com as águas-vivas)polvosbaleias e golfinhos. O preço da entrada é meio salgada (CAD$ 35,00), porém é um dinheiro bem gasto. Este é um programa para a tarde toda, pois conta com inúmeras atrações internas (Show com as Baleias Beluga, Golfinhos, Pinguins...).

É um lugar perfeito para andar de bicicleta ao lado do oceano, fazer picnic, caminhar nas inúmeras trilhas e curtir a natureza. Programa que não pode ficar de fora!

Belluga Whales Fan Club, também conhecida como turma da VanArts

Canada Place
Na terça feira fui ver "Valente" da Pixar, junto com a turma do curso e terminamos o dia no Canada Place. Lugar maravilhoso, perfeito para ver o pôr do sol! Quando voltei para casa já eram quase meia noite, e as ruas estavam todas escuras. Mas igual a mim havia algumas pessoas voltando para casa tranquilamente. O maior perigo ali eram os gambás que andavam em baixo dos carros em busca de alimento.

Na segunda semana visitamos a Grandville St., também conhecida como a Las Vegas de Vancouver pelo grande número de clubes e lojas. De dia ela é uma rua comum, mas de noite ganha todo um requinte e glamour. Além dos clubes e cinemas, na rua também existe a Golden Age Collectibles, loja gigante de quadrinhos e action figures e a Rock Shop, outra loja gigantesca de artigos musicais.

Lynn Canyon Park
No segundo sábado fomos até o Lynn Canyon, um parque mais distante da cidade e ainda maior que o Stanley Park. Para chegar lá foi muito fácil; pegamos o "seabus" (barca) para chegar na zona norte de Vancouver e de lá pegamos um ônibus até o parque.

O parque é bastante conhecido pelas suas pontes suspensas (aquelas pontes de madeira que balançam estilo filme do Indiana Jones) e pelas inúmeras cachoeiras... O Lynn Canyon é um parque completamente afastado da civilização, diferentemente do Stanley Park que fica no meio da cidade. Dentro dele existem vários alertas de ursos e até mesmo do Pé-Grande (uma brincadeira obviamente).
Passamos a tarde toda por lá caminhando pelas trilhas, e como não levamos roupas de banho apenas molhamos nossos pés na água (que é MUITO gelada). No final ainda tive a sorte de filmar um Pica-Pau em cima de uma árvore, como você pode ver no vídeo abaixo.



Por enquanto é isso. No próximo artigo contarei como foi a segunda parte do curso, os últimos dias em Vancouver e como foi voltar para casa.