3 de março de 2015

Conheça o 'poseDeformer" de Michael Comet

Todos os animadores que já fizeram rigging sabe o quanto é chato fazer o paint weight. Para deixar essa parte menos desgastante Michael Comet criou o 'poseDeformer' que deixa tudo mais intuitivo.

Michael Comet iniciou sua carreira na Blue Sky e hoje trabalha com modelagem e rigging na Pixar.

O 'poseDeformer' permite você escupir poses a fim de corrigir o modelo animado. É similar ao blendshape, porém ele apenas guarda a nova forma do modelo ao invés de carregar outra geometria. Com isso é possível escupir o modelo facilmente em cada keyframe.

Resumindo, você anima o modelo sem se preocupar com as más deformações, quando ele estiver animado você corrige as deformações, keyframe por keyframe, com o seu programa de escupir favorito, ou usando o próprio Maya.

Para modelos que possuem muitos detalhes, um braço humano por exemplo, poder esculpir cada pose deixa tudo muito mais real. Abaixo segue um exemplo simples:

O 'poseDeformer' foi usado no primeiro modelo.

Para instalar basta você copiar os arquivos "poseDeformer.mll" e "poseReader.mll" para a pasta "C:Arquivos de Programas/Autodesk/Maya2015/bin/plug-ins", e todos os aquivos da pasta MEL para a pasta"Documentos\maya\2015-x64\scripts". Para mais detalhes verifique as instruções completas através desse link. Ele funciona para todas as versões do Maya.

O "poseDeformer" é bem didático: primeiro você seleciona a geometria que deseja deformar, depois clique em "Prep for sculpting". Neste ponto o plug-in duplicará sua geometria e você poderá corrigi-lo como desejar. Depois crie um nome para sua pose e clique em "Create/Edit Pose and Readers".

Para baixa-lo basta acessar o Blog DJX ou baixar diretamente de nosso dropbox. Também é possível baixa-lo através do site do Michael, porém apenas está disponível em versões antigas do Maya.