27 de março de 2015

Primeiras Impressões do Maya 2016

Aparentemente não oficialmente o Maya 2016 foi vazado na internet ontem. Não sabemos se trata de um vazamento ou apenas de uma versão beta disponibilizada não oficialmente pela Autodesk

De qualquer forma, instalei no modo trial e brinquei um pouco com a nova versão.

Lembrando que não se trata da versão LT do Maya, versão que a Autodesk recentemente apresentou oficialmente.


A primeira diferença que notei foi o novo design das shelfs e da status line. Além de duas novas shelfs, dando destaque na Sculpting que vem com várias novas ferramentas de escupir, similares as do Mudbox. Brinquei com elas um pouco, a primeira impressão foi de que elas ainda estão bem bugadas. Mas acredito que se eu mexer mais um pouco vou me dar melhor com elas.

Você deve ter notado, no canto superior direito da imagem acima, um novo botão. Ele apenas abre a janela de Hypershade, que foi totalmente mudada, confira na imagem abaixo:

As duas maiores mudanças no Hypershade, como pode ser visto na imagem, é que ele ganhou uma nova janela ao lado direito mostrando os atributos do shader selecionado, o que ajuda bastante se você tem costume de usa-lo no segundo monitor. Nesta janela, além dos atributos que já são padrões do Maya, também ganhamos uma janela maior mostrando um preview do material, preview que pode ser mudado para outros objetos, como uma toalha ou até mesmo o famoso bule do Max.

A área de trabalho dos shaders também foi drasticamente mudada, mais precisamente substituída pelo editor de nodes, que deixou ainda mais fácil de trabalhar com os materiais.

Outra grande mudança, pelo menos temporária, é a ausência do Mental Ray. Não o encontrei na janela de plug-ins. Acredito que por ser uma versão ainda não oficial explique sua ausência. Algumas pessoas notaram o RenderMan na lista dos plug-ins, isso acontece quando o render da Pixar, liberado para uso não comercial recentemente, já esta instalado na máquina.

Notamos também que o pequeno menu de troca de janelas foi reorganizado. As opções agora são Modeling, Rigging, Animation, FX e Rendering, deixando tudo melhor dividido.


Outra mudança visível foi a adição dos controles de gamma e exposição também para as viewports, na versão anterior essa opção apenas existia dentro da janela de render. Além disso ganhamos também um novo menu de presets de valores do gamma.

Na janela do visor foi adicionada também vários base meshes para servir como base para escupir.


Além dessas novidades também notei que vários menus mudaram de posição, já como de costume. Apesar de ficar um pouco perdido, acredito que tudo ficou mais organizado. Notei também vários botões novos dentro dos menus, muitos não entendi pra que servem e outros travavam quando  eram selecionados. O help ainda não esta disponível, então terei que esperar a versão oficial para conhecer melhor as novidades menos chamativas.

Em geral gostei bastante da nova versão. Ainda é cedo para dizer que ele está instável, porém provavelmente, como de costume, é sempre melhor esperar o lançamento do primeiro service pack para deixar o Maya 2015 de lado definitivamente.