21 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: RESUMO

por: Marcos Ramone
Foram 9 dias, 11 sessões (4 longas e 57 curtas) e mais ou menos 15 horas dentro das salas do cinema Estação Botafogo, Cine Odeon e da Praça Animada. Fora mais de R$ 200 gastos com ingessos, pipocas e ônibus. Para um animador, foi uma das experiências mais ricas que já tive! Tive muitas idéias para futuros projetos. Aprendi muito, muito mesmo!
Esse edição do Anima Mundi, foi a primeira que fui na vida. Até o ano passado morava no interior de Minas Gerais, nunca tive a oportunidade de poder ir. Hoje moro aqui no Rio de Jeneiro, e dessa vez eu não pude deixar de ir! Fui com a minha noiva, que também faz parte da equipe do Blog, em todos os dias. Confesso que esperava encontrar salas vazias, mas aconteceu o contrario! Até tivemos, várias vezes, que sentar em péssimos lugares, por chegar atrasado.
Infelismente só pude ver 9 sessões de Curtas, 3 de Longa e 1 sessão especial, gostaria de ter visto todas! Vi rarissimas animações ruins, a grande maioria eram maravilhosas. Deve ser muito dificil fazer a seleção, e ainda mais escolher um vencedor. Trabalho arduo!
Para as pessoas que vão agora no Anima Mundi em São Paulo, vou fazer um breve reumo de cada sessão.
Curtas 03: Talvez a melhor sessão! Todas as animações foram fora do normal! Recomendo a todos! Dando destaque ao "Skhizein", que ganhou como melhor roteiro pelo júri profissional.
Curtas 04: Sessão muito boa, mas não a melhor! Destaque ao "Seconde Classe", terceiro colocado de melhor filme de estudante.
Curtas 07: O destaque dessa sessão é o curta: "O Anão Que Virou Gigante", terceiro colocado de melhor animação brasileira pelo júri popular. Os outros curtas também foram muito bons, recomendo para quem gosta de mesmo de animação!
Curtas 08: Bate de frente com a sessão Curtas 3. Todas animações expecionais! Destacando o "Moi Chinois" vencedor de melhor animação pelo júri popular.
Curtas 10: Sessão recomendada para animadores. Foi de longe a sessão mais legal que fui! Destaque para "4", "Urs" e o brasileiro "Abracadabra".
Curtas 14: Um das melhoes sessões! Todos os curtas foram ótimos. Destacando o "A Bicycle Trip" e o "Companheiro Pop Up".
Curtas 18: Outra sessão muito boa! Fãs de South Park e Family Guy vão adora-la! Foi a sessão mais engraçada! Em destaque: "Gonden Age" e "Greed".
Longa 1: "$9.99". Animação mostra diversos sentidos para viver com uma boa comédia. Recomendado para os fãs de "Walking Life" e de humor negro.
Longa 2: "Immigrants - L.A. Dolce Vita". FIlme feito pelo animadores do Simpsons. Tem um humor parecido com a séria, porem com piadas improprias para TV.
Longa 4: "Medo(s) do Escuro". Um prato cheio para os fãs de filmes de terror! É como ver um pesadelo.
Sessão Especial LAIKA apresenta Coraline: A sessão mais valiosa! O criador dos bonecos do Coraline e o criador dos storyboards apresentaram um Making Off do filme, e responderam diversas perguntas da platéia depois de passar o filme. A sessão que mais gostei.
Bem, é isso! Tirando o assaulto no nosso oitavo dia, teria sido uma semana perfeita. Ano que vem concerteza estarei marcando presença de novo! E espero poder ir em muitos mais sessões
--- [OFF] ---
Como vocês perceberam esse é o primeiro post assinado do blog, a partir de agora todos estarão. Para vocês que acharam que nosso cobertura do Anima Mundi chegou ao final, tem a noticia: o novo membro da equipe do blog, o Thiago Vidotto, estará cobrindo os dias que o festival estiver em São Paulo. Como já tinhamos posts programados para a semana, a cobertura da versão paulista será mais modesta. Fico contente em dizer que a Animação S.A. também estará em sampa! Aguardem as atualizações do blog durante a semana!