25 de julho de 2009

"Muto" de Blu

Por: Kamui Lopes
Dados gerais:
Animação e Edição: Blu / Assistente: Sibe
Música: Andre Martignoni / Produção: Mercurio FilmS
Sobre o Curta: Uma animação stop motion com 7 minutos e vinte seis segundos, onde cada frame é pintado em paredes e calçadas da cidade usando técnicas de grafite e pintura.
Clique aqui para ver animação no YouTube.
Sobre o Artista: Blu é um artista urbano, grafiteiro e animador, nascido na cidade de Bolonha na Itália, conhecido pelas suas obras, enormes e surrealistas, muitas vezes consideradas agressivas, em espaços públicos. Parte de suas obras tem detalhe cômico e meio brincalhão, mas que não perde em nenhum momento o teor critico tendo como foco a etnia, política e moral, contudo sem ser paternalistas. Blu utiliza de suas obras para criar elementos para suas animações.
Muto é uma animação feita pelo artista e animador italiano Blu, com uma mistura de animação e arte urbana, gravado em Buenos Aires e Baden. Muto que se destaca pelo diálogo entre o grafismo urbano, a paisagem e as ilustrações, traz para os espectadores uma crítica a sociedade contemporânea, colocando seus personagens ‘Antropomórficos’ em uma rotineira metamorfose que, aliás, é condição necessária para se viver neste contexto social.
Na narrativa o destaque está na cotidianidade muda do indivíduo social, as peripécias dos personagens sempre na busca de algo e ao mesmo tempo fugindo de alguma coisa. As metamorfoses sofridas pelos personagens devidos tanto pelas ações e atitudes exercidas por eles, quanto por influência do meio demonstra implicitamente a ideia de que o homem, mesmo diante a racionalidade cartesiana, ainda é fruto do meio.
Muto se delineia pela temporalidade para caracterizar a contemporâneo e absorve a “espacialidade” por descrever uma cidade urbana, global, e caótica. Muto é um curta-metragem/Animação que prende a atenção e ao mesmo tempo em que cria uma tensão no observador, exigindo de cada um de nós acervos culturais diferentes e impõe o diálogo. Recomendo não só para os fãs de animação, mais também para cinéfilos e fãs de arte urbana.
foto de: Martin Nink / artista: Blu