30 de julho de 2009

Tron - Uma Revolução na Computação Gráfica

Por: Marcos Ramone
Lançado em 1982, Tron foi o primeiro filme a utilizar o recurso da computação gráfica na história do cinema. A história foca em Kevin Flynn que ao acessar o computador de seu ex-chefe é levado, literalmente, para dentro do mundo virtual. O filme revolucionou a industria de efeitos especias para sempre, e até hoje ele é "imitado".
O Começo:
O filme teve seus primeiros passos em 1976 quando Steve Lisberger, que possuia um estúdio de animação tradicional, viu pela primeira vez o jogo "Pong". Desde então ele ficou fascinado por video-games e queria incorporar a nova tecnologia em suas animações. Em 1977 Lisberger se mudou para costa oeste dos EUA, junto com seu parceiro, Donald Kshner, e lá montaram um estúdio especialmente para a produção de Tron.
Steve planejava produzir o filme apenas com ajuda de empresas de computação, mas não teve sucesso. Apenas uma empresa, Information International S.A., foi receptiva, seu representante, Richard Taylor, iniciou testes usando animação em back-lit junto com fotografias para criar os efeitos. Depois que o projeto foi recusado pelos maiores estúdios (Warner, MGM, Columbia Pictures), em 1980 eles decidiram levar a ideia para a Disney, porem seus executivos não estavam interessados em dar mais de dez milhões de dólares a um produtor e diretor de primeira viajem que usavam uma tecnologia que até então era desconhecida. Porem o estúdio concordou em financiar alguns testes que impresionaram a todos, e assim concordaram em financiar o projeto.
Produção:
Três designers foram contratados para a criação do visual do mundo virtual. O renomeado artista de quadrinhos franceses, Jean Giraud, foi o responsável para criação do figurino do filme. A grande maioria dos veiculos foram criados pelo designer de produto Syd Mead. Peter Lloyd, famoso pelo visual high-tech de seus comerciais, criou o ambiente.
Na maioria das cenas foram usada a já tradicional tecnologia de animação em "back-lit". Nesse processo, é filmado as cenas em live-action em preto e branco em um set totalmento pintato de preto. As cores foram introduzidas por rotoscopia para dar aquele visual "tecnologico". Pela grande dificuldade e preço, este processo nunca foi repetido em nenhum outro filme. 500 pessoas estiveram involvidas na pós produção, incluindo 200 pintores vindos de Taiwan.
Tron Legacy:
Depois de quase trinta anos do lançamento do filme, em 2011 será lançado o sequencia desse grande clássico. O filme ganhou o nome de "Tron: Legacy", e será o filme mais caro de todos os tempos custando 400 milhões de dólares. Na Comic-Con desse ano foi mostrado para o mundo um novo trailer da sequencia, você pode ve-lo logo abaixo.
FONTE: Wikipédia