19 de julho de 2009

"O Lenhador e a Raposa" de André Gonzaga

Semana passada havia feito um postagem sobre os curtas, disse que toda quinta feira postaria um curta diferente. Pensei melhor e preferi postar o "Curta da Semana" todo domingo. Além deste post com os detalhes do curta colocarei um mini player com a animação no menu do blog (ao lado direito), por toda a semana. Espero que gostem da ideia.
Vamos ao curta da semana: Uma história baseada na parábola do "Lenhador e a Raposa", porém bem menos infantil. A animação tem seu foco no Lenhador, com a ajuda de uma Raposa de estimação, juntos eles cuidam de um bebê. Mas de tanto um amigo dele falar mal da Raposa ele acaba fazendo uma besteira. Curta feito pelo André Gonzaga. Bom, já falei demais, abaixo segue a animação.
Vídeo

Animação S.A. - Sua animação possui uma mensagem muito legal, de onde você tirou ela?André Gonzaga - Queria fazer uma espécie de desenho para adultos, portanto fiz uma adaptação da parábola "O Lenhador e a Raposa", e concordo que tenha uma mensagem muito bonita, apesar de triste, e escolhi esse tipo de história para dar mais conteúdo ao curta e não focar apenas em situações engraçadas, como a maioria das outras animações.
Animação S.A. - Aonde você aprendeu tudo o que você sabe? Frenquentou algum curso, ou aprendeu tudo pela internet mesmo?André - Aprendi tudo que sei assistindo vídeo-aulas na Internet e principalmente lendo o help dos programas.
Animação S.A. - Qual foi sua maior dificuldade ao produzi-lo?André - Minha maior dificuldade ao produzir o curta foi o cuidado com a iluminação.
Animação S.A. - Quais foram os softwares que você usou na produção do "O Lenhador e a Raposa"?André - Para produzir o curta utilizei o software Maya para toda parte 3D, o WavePad para edição de som, o After Effects e o Adobe Premiere para edição final.
Animação S.A. - Aprender 3D em uma cidade grande já é complicado, como é a vida de um animador que mora no interior?André - Ainda sou novo para dizer ,mas certamente não é fácil aprender animação num país, ainda mais no interior, que não dá muito suporte e a devida atenção para esse tipo de profissão. Onde moro ainda é mais complicado, pois o mercado é muito restrito e sem perspectiva. Os serviços geralmente são para fora ,na base do freelance, mas aspiro um dia ainda trabalhar em um grande estúdio.
Animação S.A. - Quais são suas principais influencias?André - Minha principal influência é meu irmão mais velho, que trabalha com animação 2d, admiro muito também os trabalhos do canadense Patrick Beaulieu e do estúdio BLUR. Como um fã de jogos virtuais, me sinto muito influenciado também pela arte dos games, que a cada dia é mais surpreendente e certamente serve muito como inspiração para mim.
Animação S.A. - Algum conselho para quem esta começando na carreira?André - Saber inglês é o pré-requisito. Procure se inspirar nos bons artistas, e "copie" o que te agrada no estilo deles. Porém para se dar bem com 3d ou qualquer outra área é preciso muito estudo e principalmente dedicação e persistência, pois não se aprende nada do dia para a noite.