12 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: DIA 02

Chegamos de baixo de chuva, mas compensou a ida. Ontem assistimos as sessões do Curtas 10 e do Longa 2. Como o cinema estava quase lotado, tivemos que aguentar muitas pessoas rindo na hora que não havia nenhuma razão para rir, cochichos pela sala inteira, celulares tocando e coisas do tipo. Mas isso tudo não foi o suficiente para estragar a noite.
Hoje vamos falar apenas de curtas que realmente gostamos, já que foram muitos que vimos. Conseguimos encontrar do realizador do curta Abracadabra, o Fernando Braga, e fizemos uma pequena entrevista com ele.
Sessão Curtas 10:


4: Um curta muito confuso. Aqueles que já jogaram Sillent Hill vão lembrar de muitas cenas do jogo. A animação é vista em primeira pessoa, assim como o jogo, isso da uma sensação de tontura e incomodo. Esse é aquele tipo de curta que você precisa ver mais de uma vez para entender.
Backwards: Genial! Desenhos que qualquer criança pode fazer, uma história que qualquer criança pode imaginar. O que diferencia este curta com os outros é a maneira que foi contada, como o próprio nome já diz, ele foi contado de trás pra frente. Isso deu um novo sentido a história.
Manfred: Basicamente uma pequena história de um homem que tinha uma nariz muito grande. Curta que tirou mais gargalhadas de todos nessa sessão. Muito divertido, mas não mais que isso.
Urs: Urs é um curta muito bonito, direção de arte excepcional e uma história muito bonita. Animação feita usando técnicas de 3D e 2D, personagens feitos em 3D com muito realismo, principalmente nas expressões, expressões que deram vida a eles.
Enfim, vamos a entrevista que fizemos com o criados do curta Abracadabra, o Fernando Braga.






Qual é a sensação de ter seu curta em um festival como o Anima Mundi? É diferente, rs, quando eu fiquei sabendo que meu curta estava na lista do site eu fiquei entrando durante uma semana quase todo dia para saber se era verdade, vai que eles se enganaram sabe?...rs..ma depois que percebi que era verdade eu fiquei muito feliz, é uma forma de reconhecimento, até mesmo uma leve indicação de que eu estou seguindo num caminho certo. Tanto pessoalmente quanto profissionalmente achei que finalmente parti para o nivel II de realizações.
Um conselho para quem quer ver seu curta no Anima Mundi? Esforço e estudo. Tem de se alimentar do próprio sonho e mais do que nunca tem de acreditar na história que está contando com muita força. Lembro que foi muito difícil fazer as pessoas verem ou imaginarem meu curta, mas perseverei até conseguir contar a história da melhor maneira para a época, estudei formas de estética, contrastes, referencias, pedi ajuda quando percebi que não dava conta de fazer algo (como no caso do desenho 2d, trilha sonora, ou das animações com personagens), eu acho bacana agente conhecer nosso próprio limite e área de atuação, para que assim possamos buscar novos horizontes. Para ano que vem se tudo der certo terei um novo curta para tentar entrar no Animamundi novamente!
Quais foram os softwares/técnicas que você usou para realiza-lo? Usei o 3d Studio Max (render scanline), XSI (render mental ray), Photoshop (todas as nuvens são montadas com várias fotos e céus) em 2d, Combustion e Premiere. Técnica de animação 3D e animação 2D (flash)
Sessão Longa 2
Immigrants - L.A. Dolce Vita: Filme conta a história de uma família de estrangeiros que tentam alcançar o sonho amaricado em Hollywood. Longa metragem muito divertido feitos pelos animadores dos Simpsons. Dando ênfase a aparições de diversas celebridades como Tom Hanks, Ozzy, Marilyn Manson, Cristina Aguileira, Paris Hilton e ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson que depois de um banho de água perde seu nariz. Se você está a procura de uma hora e meia de diversão não deixem de ir.
---
Para aqueles que se animaram em ver alguma dessas sessões, podem clicar aqui ou aqui para saber quando ela vai passar novamente. E para finalizar, hoje estaremos na Sessão da 22:00 (Curtas 14) em Botafogo.
LINKS INTERESSANTES: