9 de julho de 2009

"Bob Mosca" de Davi Corbalan

Hoje estamos estreando nossa coluna de curtas. Toda quinta-feira postaremos aqui curtas acompanhados, sempre que possível, com uma pequena entrevista com o/os realizadores do mesmo.

Nessa semana apresentamos a vocês o Bob Mosca, personagem principal do curta da semana. A animação leva o nome de sua pequena estrela, Bob Mosca, que não passa de uma pequena mosca de cozinha a procura de algo para comer. Realizado pelo Davi Corbalan, o curta mostra que aqui no Brasil também tem ótimos profissionais.

Abaixo segue o curta, divirtam-se!


A Animação S.A. foi atrás do Davi e pedimos a ele responder algumas perguntas para o blog. Abaixo você pode lê elas.

O que você aprendeu de mais valioso enquanto produzia o "Bob Mosca"?
Difícil dizer uma coisa de mais valioso, tudo foi muito importante, mas acho que no início, se não houver um planejamento você acaba se perdendo e não termina, então acho que mais valioso é o planejamento, porém todas as etapas devem ser bem trabalhadas desde a idéia até o fim.

Quais foram os programas que você usou na produção do "Bob Mosca"?
Para a parte de 3D utilizei o Softimage XSI, e o renderizador foi o mental-ray mesmo, usei o Z-Brush para fazer alguns "bumps" na mosca e Photoshop para algumas texturas, na composição foi o Combustion e para edição o Adobe Premiere.

Aonde você aprendeu tudo o que você sabe?
Frenquentou algum curso, ou aprendeu tudo pela internet mesmo? Eu não sabia absolutamente nada de 3D e vim para SP para fazer o curso Voyage - do Zero ao curta em 1 ano - na Melies, foi lá que aprendi o que sei, e recomendo qualquer curso da escola, pois todos são excelentes, na minha opinião, no Brasil, é a melhor escola e a mais completa de 3D. Para aqueles que moram longe tem o meliesonline (www.meliesonline.com.br) que também é excelente e pode ser feito pela internet. No meu caso eu não conseguiria aprender só por fóruns.

Quanto tempo durou toda a produção?
Dos primeiros rascunhos até o fim do render. Foram 6 meses de aulas teóricas e práticas, depois para o curta, levei em torno de 8 a 9 meses sendo que o certo seria termina-lo em 6 meses, o que é muito difícil.

Diga quatro adjetivos que você acha que não pode faltar para um bom "animador".
Ser organizado, perseverante, bem humorado e ator.

---

Para finalizar gostaríamos de lembrar a todos que amanhã está começando o 17º Anima Mundi, e a Animação S.A. estará cobrindo o festival. Para saber mais clique aqui.

Também gostaríamos de agradecer a todos que mandaram e-mails oferecendo ajuda, em breve responderemos a todos. Novamente, se possuir alguma dúvida, crítica ou sugestão comente no post ou mande um e-mail para gente: animacaosa@yahoo.com.br