27 de julho de 2009

Anima Mundi 2009 SP: RESUMO

por: Thiago Vidotto
A edição 2009 do AnimaMundi em São Paulo chega ao fim, foram 20 sessões mas não deu para assistir todas as de curtas, faltam três. Nesse ano o Anima Mundi manteve muito bem o nível de organização. Algumas pequenas falhas que poderiam ser levadas mais em consideração foram a questão de não pedirem carteirinha de estudante na compra dos ingressos (mesmo porque checar na hora da entrada toma muito tempo), algumas legendas faltando e uma coisa que me incomoda bastante mas aparentemente apenas eu me incomodei foi o volume das animações, sei que não da para ficar equalizando todas mas pelo menos ajustar o volume das animações pelos sons agudos mais altos, tinha momentos, inclusive no longa Peur(s) du Noir onde eu precisava tampar os ouvidos de tão estridente que eram os gritos.
Fora isso, a parte da lojinha esse ano estava muito melhor e mais variada, o folhetinho distribuido de graça estava muito mais facil de entender, cada tipo de sessão tinha um ícone diferente que ajudava a se localizar rapidamente, o convite esse ano possuia todas as informações como hora, sessão de curtas e sala, de uma maneira muito mais legível que do ano passado, o que não me trouxe nenhuma dificuldade em comprar vários convites em um dia e não me perder na correria de sair de uma sessão para outra.
O nível dos curtas como sempre é bem variado, mas achei que foi próximo ao ano passado. Senti que tinham mais stop-motions e um acrécimo no humor negro, presente nos 4 anos que fui mas dessa vez mais. Em algumas animações achei desnecessário e acho que poderia ter um critério um pouco mais rígido nesse sentido, pelo menos para as que envolvem atos sexuais de crianças com animais seguido por sangue escorrendo pela tela.
Gostei muito das palestras do Coraline e do Bolt, agradeço muito o animamundi por essa oportunidade pagando o preço simbólico para mim de apenas 3 reais. Gostaria no entando que mudassem uma postura, a da dublagem dos longas. Tanto o Coraline quanto o Bolt passaram dublados e foi unânime da platéia a manifestação de desagrado no momento que a dublagem leu o nome do filme Coraline.
Existem os 2 lados, para quem lê as legendas realmente não presta muito a atenção na animação, mas existe o de que os animadores trabalham seguindo a voz do personagem e se preocupando em fazer todos os movimentos serem sincronizados e precisos.
No making-of do Bolt após o animador Renato dos Anjos comentou com muito entusiasmo de uma cena que ele fez questão de animar, que era o primeiro momento em que o Bolt falava no filme e que o John Travolta havia feito um trabalho magnífico com a cena.
É complicada essa situação mas não vejo problema nenhum já que a maioria dos curtas possuem legenda, porque não um filme com um trabalho muito maior envolvendo muito mais profissionais não ser? Claro que a dublagem brasileira é ótima, considerada uma das melhores do mundo, mas para um festival de animação acho que não convém.
Gostaria de agradecer ao AnimaMundi pelo trabalho maravilhoso de organizar um dos maiores festivais de animação do mundo e possibilitar a participação das pessoas de uma maneira tão democrática, tanto não questão do custo como das legendas. Gostaria de agradecer também a implementação das competições menores, de animações para web e celular que incentivam pessoas que estão começando.